Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Putin quer criar centros de treino militar conjuntos com Bielorrússia

O presidente russo, Vladimir Putin, pediu hoje ao seu governo para negociar a criação de centros de treino militar conjuntos com a Bielorrússia, país vizinho e aliado na guerra contra a Ucrânia.

Putin quer criar centros de treino militar conjuntos com Bielorrússia
Notícias ao Minuto

12:52 - 31/01/23 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

A criação desses centros de formação foi determinada em decreto hoje publicado, no qual Putin instruiu os ministros da Defesa e dos Negócios Estrangeiros para negociarem com Minsk, sem avançar mais pormenores.

Aliada da Rússia, a Bielorrússia tem servido de base de retaguarda para as tropas russas desde o início da ofensiva contra a Ucrânia, em 24 de fevereiro, mas o exército bielorrusso absteve-se, até agora, de entrar em batalha em território ucraniano.

Em meados de outubro, a Bielorrússia e a Rússia anunciaram a criação de uma força militar conjunta, que, segundo Minsk, tinha uma missão puramente "defensiva".

Os dois países estão constantemente a realizar exercícios militares de larga escala, alimentando regularmente especulações de que o exército bielorrusso poderá seguir a Rússia e lançar um ataque à Ucrânia.

Leia Também: Putin ameaçou Boris com ataque de mísseis? "É mentira", assegura Peskov

Recomendados para si

;
Campo obrigatório