Meteorologia

  • 25 JUNHO 2024
Tempo
23º
MIN 17º MÁX 23º

Sobe para 25 o número de mortos devido a tempestade em Madagáscar

Pelo menos 25 pessoas morreram, 21 estão desaparecidas e há mais de 38 mil deslocadas em Madagáscar, em consequência da tempestade tropical que atingiu a ilha há 10 dias, segundo um balanço oficial feito este domingo.

Sobe para 25 o número de mortos devido a tempestade em Madagáscar
Notícias ao Minuto

15:43 - 29/01/23 por Lusa

Mundo Madagáscar

O balanço é do Gabinete de Gestão de Riscos e Desastres e eleva o número de vitimas mortais referidas na anterior avaliação, que era de 22.

A agência governamental indica ainda que no total 83.181 pessoas foram afetadas pelo mau tempo que atingiu esta ilha no Oceano Índico.

A tempestade tropical de 19 de janeiro, apelidada de Cheneso, provocou inundações e o corte das estradas que levam à capital, Antananarivo.

Chegou a atingir temporariamente características de um ciclone tropical, com ventos de 118 a 166 quilómetros por hora, tendo depois diminuído de intensidade ao atingir a ilha.

Na África Austral, a temporada de ciclones decorre de novembro a abril e Madagáscar sofre regularmente consequências devastadoras.

Em fevereiro de 2022, pelo menos 120 pessoas morreram no país por impacto do ciclone tropical Batsirai.

Os países da África, observou recentemente a Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC), são responsáveis por apenas 4% das emissões globais de carbono, mas são afetados desproporcionalmente pela crise climática e pela degradação ambiental.

Leia Também: Sobe para 800 o número de feridos do sismo no Irão. Veja as imagens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório