Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

COP28. Organizações da sociedade civil querem afastar empresas poluidoras

Um bloco de 450 organizações da sociedade civil, a nível mundial, a que se juntou a associação ambientalista portuguesa Zero, exigiu o afastamento dos líderes de empresas poluidoras das negociações climáticas na próxima cimeira da ONU (COP28), em novembro.

COP28. Organizações da sociedade civil querem afastar empresas poluidoras
Notícias ao Minuto

13:25 - 27/01/23 por Lusa

Mundo COP28

Condenando a escolha do sultão Al-Jaber, executivo da Abu Dhabi National Oil Company, para presidir à COP28, marcada para os Emirados Árabes Unidos, as 450 organizações, cuja posição foi divulgada pela Zero em comunicado, anunciaram que quatro subscritores da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, a par de organizações não-governamentais de ambiente e estruturas sindicais, num total de 425 entidades que representam milhões de pessoas em todo o mundo, pedem não apenas um presidente da COP28 que seja livre e independente da influência dos combustíveis fósseis, mas também "o fim da influência indevida que permitiu a sua nomeação".

A posição divulgada hoje pela Zero surge depois de outra tomada de posição do bloco de organizações, que na quarta-feira pediu ao secretário-geral da ONU, António Guterres, a demissão de Al-Jaber como presidente da Conferência do Clima a realizar em Abu Dhabi, devido à ligação à indústria petrolífera.

Os subscritores da iniciativa divulgada pela Zero criticam "a negligência dos governos mundiais", ao permitirem que os poluidores "conduzam a agenda" das negociações globais.

"Sem controlos sobre a interferência da indústria, em cada ano, legiões de lobistas convergem para as negociações climáticas anuais. Na última Conferência das Partes no Egito (COP27), verificou-se a participação de centenas de lobistas como membros de delegações de países, como foi o caso da delegação de mil pessoas dos Emirados Árabes Unidos, que contou com mais lobistas de combustíveis fósseis do que qualquer outra delegação", lê-se no documento emitido pela organização portuguesa.

De acordo com a Zero -- Associação Sistema Terrestre Sustentável, Al-Jaber dirige uma das 15 empresas mais responsáveis por emissões de carbono, com planos de expansão apenas superados pela Qatar Energy, o que torna a nomeação "particularmente insidiosa".

Leia Também: COP28. Grupo de 450 organizações pede a Guterres para demitir presidente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório