Dermatologistas alertam para surto de micose em toda a Espanha

Dermatologistas espanhóis detetaram dezenas de infeções no couro cabeludo causadas por fungos.

Notícia

© iStock/master1305

Notícias ao Minuto
18/01/2023 23:30 ‧ 18/01/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Espanha

Foram detetados dezenas de casos de micose no couro cabeludo (ou tinea capitis), uma dermatofitose causada comumente pelo fungo Trychophyton tonsurans.  O surto - que já está a ser acompanhado pela comunidade médica - está a preocupar a população em toda a Espanha.

"É uma infeção prevalente, principalmente nos países em desenvolvimento", adianta Jorge Romaní, dermatologista do Hospital de Granollers, em Barcelona, citado pelo El País. 

Há cerca de dois anos, dermatologistas de diferentes regiões do território espanhol detetaram um aumento dos casos de infecções fúngicas do couro cabeludo, a chamada "micose do couro cabeludo", na população adolescente masculina.

A preocupação deu origem a um trabalho colaborativo realizado no âmbito da Academia Espanhola de Dermatologia e Venereologia, e que será publicado na revista Actas Dermo-Sifiliográficas.

O estudo, intitulado 'Surto de dermatofitose na região da cabeça e pescoço associado ao barbear em cabeleireiros' descreve 107 casos reunidos por um grande grupo de dermatologistas espanhóis.

Os estudados são predominantemente adolescentes com lesões na região do pescoço, "que é justamente onde a depilação é mais apressada" e os especialistas associam esse aumento de casos aos penteados cuja manutenção exige idas recorrentes ao cabeleireiro para rapar o cabelo.

Este trabalho revela que o fungo que a causou na maioria dos casos foi o Trychophyton tonsurans, que por sua vez corresponde à tipologia usual de tinea capitis.

"As lesões apareceram predominantemente na nuca e na área temporal, que são as áreas onde a depilação ou degradação é mais acelerada", referiu o Dr. Leonardo Bascón, dermatologista do Serviço de Dermatologia do Hospital Geral de Granollers e principal autor do o estudo. As lesões, às vezes, podem ser escamosas e em outras aparecem com inflamação - áreas avermelhadas.

Micose cabeça ou tinea capitis é uma doença altamente contagiosa que afeta principalmente crianças de 6 meses a 12 anos de idade, com leve predominância no sexo masculino.

Dependendo do modo de transmissão do fungo causador da tinea capitis, eles diferenciam três tipos de dermatófitos: os antropofílicos, que geralmente causam formas clínicas não inflamatórias; zoófilos, que geralmente causam formas inflamatórias; e geofílica, causando inflamação moderada. As manifestações da infecção geralmente consistem em coceira e descamação da área, com queda de cabelo e, às vezes, inflamação, supuração, dor ou febre.

A infeção é tratada com antifúngicos orais, mas o tratamento é longo e pode durar várias semanas - até três meses.

Leia Também: Tempestade Fien já causou três mortes em Espanha

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas