Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Von der Leyen responde a Zelenska: "A Europa estará sempre consigo"

"O nosso apoio inabalável à Ucrânia nunca diminuirá", garantiu a presidente da Comissão Europeia, após um discurso de Olena Zelenska.

Von der Leyen responde a Zelenska: "A Europa estará sempre consigo"
Notícias ao Minuto

12:40 - 17/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, assegurou, esta terça-feira, à primeira-dama ucraniana, Olena Zelenska, que “a Europa estará sempre” com a Ucrânia e garantiu o apoio da União Europeia (UE) pelo “tempo que for preciso”.

“Neste último ano, o seu país mudou o mundo e inspirou a Europa. Posso assegurar-lhe que a Europa estará sempre consigo”, afirmou a responsável no seu discurso no Fórum Mundial Económico, em Davos, após a intervenção da mulher do presidente Volodymyr Zelensky. 

“O nosso apoio inabalável à Ucrânia nunca diminuirá. Seja a ajudar a restaurar o abastecimento de eletricidade, aquecimento e água, seja a preparar esforços de reconstrução de longo prazo”, acrescentou.

Von der Leyen disse ainda que a União Europeia implementou “as sanções mais fortes de sempre que deixaram a economia russa a enfrentar uma década de regressão e a sua indústria esfomeada por quaisquer tecnologias modernas e críticas”.

A primeira-dama ucraniana discursou no Fórum Económico de Davos, onde alertou que “estamos a enfrentar o colapso do mundo tal como o conhecemos” e defendeu que a cooperação mundial é agora “ainda mais importante, numa altura em que a agressão russa na Europa criou tantos desafios para o mundo” e provocou uma “crise de grande escala”.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que cerca de sete mil civis morreram e mais de 11 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também: Zelenska. "Estamos a enfrentar o colapso do mundo tal como o conhecemos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório