Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Exército israelita mata palestiniano em operação na Cisjordânia

As forças armadas israelitas mataram hoje um palestiniano numa operação na Cisjordânia ocupada, anunciou o Ministério da Saúde palestiniano.

Exército israelita mata palestiniano em operação na Cisjordânia
Notícias ao Minuto

08:32 - 12/01/23 por Lusa

Mundo Cisjordânia

"Samir Aouni Harbi Aslan, 41 anos, foi morto depois de uma bala disparada pelo exército de ocupação israelita" o ter atingido no peito, disse o ministério num comunicado citado pela agência francesa AFP.

O incidente ocorreu durante uma incursão militar no campo de refugiados de Qalandia, a norte de Jerusalém, segundo a mesma fonte.

O exército israelita disse ter conduzido uma operação no campo de refugiados, durante a qual "suspeitos atiraram pedras dos telhados na direção dos soldados, pondo em perigo as suas vidas".

"Os soldados responderam com meios de dispersão de motim e munições reais", e atingiram uma pessoa, acrescentou o exército de Israel num comunicado.

Samir Aouni Harbi Aslan é o sétimo palestiniano a ser morto em violência com forças israelitas ou civis na Cisjordânia, o território palestiniano ocupado por Israel desde 1967.

O ano de 2022 foi o mais mortífero na Cisjordânia desde o fim da Segunda Intifada, a revolta palestiniana de 2000 a 2005, de acordo com a ONU.

Segundo uma contagem da AFP, no conflito israelo-palestiniano morreram pelo menos 201 palestinianos, 150 dos quais na Cisjordânia, e 26 israelitas em 2022.

Desde uma onda de ataques anti-israelitas em março e abril de 2022, o exército de Israel intensificou as operações nas áreas de Jenin e Nablus, um reduto das fações palestinianas armadas na Cisjordânia do Norte.

Leia Também: Dois palestinianos mortos em ataques na Cisjordânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório