Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Investigação revela áudios de Tate a alegada vítima (ignorados em 2015)

A mulher acusa a polícia britânica de desvalorizar as mensagens explícitas, por considerar que não havia uma "perspetiva realista de acusação".

Investigação revela áudios de Tate a alegada vítima (ignorados em 2015)
Notícias ao Minuto

08:34 - 12/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Andrew Tate

O 'influencer' britânico Andrew Tate, que no final de dezembro foi detido na Roménia por acusações de violação e tráfico de seres humanos para fins de exploração sexual, terá sido detido mais do que uma vez em 2015, no Reino Unido. Em causa estão alegações de violação contra três mulheres, relatadas em investigações da VICE News, que a polícia do Reino Unido desvalorizou.

Na quarta-feira, a VICE revelou que Tate foi detido pelo Serviço de Procuração da Coroa (CPS, na sigla em inglês), depois de uma mulher mostrar às autoridades mensagens em que o homem lhe disse que a "adorou violar".

"Serei uma pessoa má? Porque quanto menos tu gostaste, mais eu gostei. Eu adorei o quanto tu odiaste. Excitou-me", disse o influencer e antigo kickboxer profissional, numa mensagem de voz (apenas uma das dezenas de mensagens que a VICE recolheu). Tate acrescentou que a mulher "às vezes esquece-se o quão sortuda" foi por ter tido relações com o britânico.

Alertamos para a natureza explícita e agressiva do áudio em baixo e da transcrição que se segue, que pode ferir a suscetibilidade de leitores mais sensíveis, ou de vítimas de violação ou violência doméstica.

"Tu não gostaste que eu achasse que podia fazer o que quisesse contigo. Sou a pessoa mais inteligente do mundo. Estás assim tão ofendida por te ter estrangulado um bocadinho? Não desmaiaste. Relaxa! Pensava que eras fixe. Qual é o teu problema?", afirmou.

A mulher mostrou as mensagens à polícia, que deteve Andrew Tate em 2015. É o terceiro caso denunciado pela VICE News que, no dia 4 de janeiro, revelou que o 'influencer' tinha sido detido no âmbito de outras duas acusações semelhantes, por parte de outras duas mulheres.

Segundo as alegadas vítimas,  a polícia britânica disse que existia "uma onça de dúvida" sobre a acusação, apesar do áudio explícito. As autoridades demoraram quatro anos a passar o caso aos procuradores públicos, e o CPS optou por não prosseguir com uma investigação às acusações, contando às mulheres que não havia uma "perspetiva realista de acusação".

A mais recente acusação é de um evento que remonta a 2013, depois de Tate e a mulher terem tido uma breve relação. A mulher, que foi identificada como 'Amelia', conta que Tate a levou para o seu apartamento e que, apesar das insistências dela para que os dois não tivessem uma relação sexual, ele terá dito que estava a pensar violá-la.

Segundo a descrição da mulher, Tate terá, então, cumprido com a palavra, agarrando-a pelo pescoço e obrigando-a a despir-se. Na altura, o homem ainda tinha uma carreira como kickboxer profissional, o que, explicou a mulher, tornou ainda mais difícil qualquer tipo de retaliação.

Uma amiga da mulher confirmou à VICE todos os detalhes do relato.

A identidade das alegadas vítimas não foram reveladas, para as proteger da legião de fãs de Tate que têm defendido o 'influencer' de todas as críticas associadas a machismo e ao incentivo de relações violentas e tóxicas.

Sexismo, misoginia e agressão

Andrew Tate tem estado sob a alçada da justiça romena, tendo sido detido nos últimos dias de 2022 no âmbito de acusações de crime organizado, tráfico humano e violação sexual. Recentemente, um juiz decidiu estender a detenção do 'influencer' por 30 dias.

O crescimento de Tate nas redes sociais como um influenciador de comportamentos sexistas, misóginos e agressivos para com as mulheres tem sido exponencial, apesar das contas do antigo atleta de artes marciais terem sido banidas em várias redes sociais (recentemente, a sua conta foi reposta no Twitter, graças às novas políticas promovidas por Elon Musk).

Em vários vídeos, o homem argumentou que as mulheres são inferiores, que devem ser submissas, que certas mulheres devem e merecem ser violadas, e defendeu também que não ajudaria um homem em dificuldades respiratórias porque isso seria um comportamento homossexual.

A partilha de vídeos de Tate tem sido particularmente forte no TikTok, com muitos relatos em escolas por todo o mundo de jovens adolescentes que passaram a insultar e a tratar mal professoras, alunas e familiares, repetindo os 'ensinamentos' do homem.

Leia Também: Londres. Escolas procuram ajuda para alunos influenciados por Andrew Tate

Recomendados para si

;
Campo obrigatório