Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Justiça romena confirma prolongamento de detenção de Andrew Tate

Um tribunal de Bucareste confirmou o prolongamento da detenção do 'influencer' britânico digital Andrew Tate, que é acusado de crime organizado, tráfico humano e violação sexual, por 30 dias, disse hoje uma autoridade romena.

Justiça romena confirma prolongamento de detenção de Andrew Tate
Notícias ao Minuto

00:05 - 11/01/23 por Lusa

Mundo Andrew Tate

A porta-voz da agência romena anticrime organizado DIICOT, Ramona Bola, indicou que o tribunal rejeitou um recurso de Tate contra a decisão anterior de um juiz de prolongar a sua detenção de 24 horas para 30 dias.

O 'influencer' de 36 anos, que tem 4,5 milhões de seguidores no Twitter, foi detido em 29 de dezembro por 24 horas junto com o seu irmão Tristan, que foi indiciado pelo mesmo caso. Duas mulheres romenas também foram detidas.

Na noite desta terça-feira, o tribunal rejeitou todos os recursos contra a decisão de um juiz de 30 de dezembro de conceder o pedido dos procuradores para estender o período de detenção.

"A possibilidade de fugirem das investigações não podem ser ignoradas", observou um documento a explicar o raciocínio do juiz, dizendo que Tristan e Andrew Tate poderiam "abandonar a Roménia e estabelecerem-se em países que não permitem a extradição".

Tate e os outros três réus chegaram algemados ao Tribunal da Relação de Bucareste.

Eugen Vidineac, um advogado de defesa romeno que representa Tate, disse a jornalistas, após uma audiência matinal, que "todos os quatro acusados fizeram declarações" e que "os argumentos dos advogados foram ouvidos integralmente".

O 'influencer' britânico, um ex-lutador de kickboxing profissional, vive na Roménia desde 2017, e já havia sido banido de várias redes sociais por expressar ideias misóginas e discursos de ódio.

Na semana da sua detenção, insultou no Twitter a jovem ativista climática Greta Thunberg.

Andrew Tate partilhou uma publicação na sua conta no Twitter a vangloriar-se de ter 33 automóveis, pedindo a Greta Thunberg que lhe facultasse o seu endereço de email, de modo a poder enviar à ativista "a lista completa da coleção de carros e as respetivas emissões [de gases com efeito de estufa] descomunais".

Greta Thunberg respondeu, partilhando um endereço de email inventado: smalldickenergy@getalife.com (energiadepénispequeno@arranjaumavida.com, tradução livre em português).

Andrew Tate está a ser investigado desde o início de 2021 e já tinha decorrido uma revista a casa do 'influencer' em abril deste ano.

Andrew e Tristan Tate são suspeitos de crime organizado, violação e tráfico de seres humanos, em vários países. Até à data foram identificadas seis alegadas vítimas.

Os suspeitos enganariam as vítimas fingindo terem sentimentos por elas. Depois eram sequestradas e alegadamente forçadas, através de violência, a prostituírem-se e a participarem em filmes pornográficos.

O Ministério Público romeno divulgou imagens de buscas realizadas na quinta-feira, nas quais é possível ver-se armas de fogo, maços de dinheiro e carros desportivos, apreendidos em diferentes locais da Roménia.

Leia Também: Londres. Escolas procuram ajuda para alunos influenciados por Andrew Tate

Recomendados para si

;
Campo obrigatório