Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Câmara dos Representantes adia sessão, McCarthy reúne apoio republicano

A sessão da Câmara dos Representantes dos EUA foi hoje suspensa até as 22:00 (03:00 de sábado em Lisboa), enquanto o candidato à liderança da maioria republicana, Kevin McCarthy, procura reunir os votos que precisa para ser eleito.

Câmara dos Representantes adia sessão, McCarthy reúne apoio republicano
Notícias ao Minuto

22:09 - 06/01/23 por Lusa

Mundo EUA

No quarto dia de votações, Kevin McCarthy ainda não conseguiu os votos suficientes para ser eleito, mas aproximou-se do objetivo, somando hoje mais 15 votos.

Na 13.ª ronda de eleições, o republicano candidato à liderança da maioria na câmara baixa do Congresso dos EUA alcançou 214 votos, ainda sem alcançar os 218 necessários.

À saída da câmara, McCarthy garantiu aos jornalistas que, graças à demora do processo, o Partido Republicano será "mais eficaz e eficiente" quando liderar a Câmara dos Representantes.

"O governo definitivamente será mais responsável", acrescentou.

Dos 20 Republicanos ultraconservadores - próximos do ex-Presidente Donald Trump - que se recusaram a apoiar McCarthy nas votações anteriores, houve 15 que já mudaram de posição, na tentativa de desbloquear um impasse político que dura há quatro dias.

A mudança de votos do reduto de apoiantes de Trump - que inclui o presidente do movimento ultraconservador Freedom Caucus - ocorreu depois de McCarthy ter concordado com muitas das exigências dos seus opositores internos, nomeadamente com o restabelecimento de uma regra da Câmara que permite a qualquer membro convocar uma votação para o derrubar do cargo.

Hoje de manhã, McCarthy chegou ao Capitólio - sede do Congresso - com ar otimista, dizendo aos jornalistas que estava confiante numa solução para os problemas que têm impedido a sua nomeação.

McCarthy precisa de 218 votos para ser eleito, mas, apesar de os republicanos disporem de uma maioria de 222 lugares, mas os 20 membros próximos de Trump têm impedido o sucesso das suas tentativas, apresentando mesmo candidaturas rivais, como a de Byron Donalds ou Kevin Hern.

Nem o apelo de Trump para que os republicanos se unam em volta de McCarthy parece ter surtido efeitos, com vários membros a demarcarem-se deste candidato e a preferirem depositar o seu voto em candidaturas concorrentes, que apenas servem para impedir uma escolha consensual.

A reviravolta em 14 destes 20 ultraconservadores é uma indicação de que McCarthy poderá obter a sua eleição ainda hoje, mas vários analistas consideram que, depois destes episódios de resistência interna, ele emergirá como um líder enfraquecido, que fez demasiadas cedências aos seus detratores.

Neste momento, até os adversários democratas mostram interesse na escolha de McCarthy para a liderança da maioria republicana.

"Esta sagrada Câmara precisa de um líder", disse Joe Neguse, membro democrata eleito pelo Colorado.

O problema entre os democratas foi resolvido logo à primeira votação, com a escolha para a liderança da minoria a recair sobre Hakeem Jeffries.

Leia Também: EUA admitem uso alargado de regulamento de Trump para travar imigração

Recomendados para si

;
Campo obrigatório