Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 21º

Ucrânia diz que Rússia se prepara para mobilizar mais 500 mil recrutas

Para Kyiv, mobilização mostra que Putin não tem qualquer intenção de terminar a guerra.

Ucrânia diz que Rússia se prepara para mobilizar mais 500 mil recrutas
Notícias ao Minuto

19:19 - 06/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

A Rússia está a preparar-se para ordenar a mobilização de até 500 mil recrutas ainda este mês, além dos 300 mil que haviam sido convocado em outubro, de acordo com o vice-chefe da inteligência militar da Ucrânia.

Segundo Vadym Skibitsky, a Ucrânia acredita que estes recrutas farão parte de uma série de ofensivas russas levadas a cabo durante a primavera e o verão no leste e no sul do país, escreve o The Guardian.

Para Kyiv, a mobilização mostra que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não tem qualquer intenção de terminar a guerra.

Recorde-se que, anteriormente, a Rússia já havia negado uma segunda mobilização parcial, contudo, o presidente russo enfrenta uma forte pressão para obter uma vitória, uma vez que já passaram mais de 10 meses desde o início do conflito, a 24 de fevereiro. 

A invasão russa, justificada por Putin com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

Leia Também: Violação de cessar-fogo? Rússia diz que só responde a ataques ucranianos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório