Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 17º

Menina argentina de 12 anos violada pelo pai retida para impedir aborto

A interrupção da gravidez chegou a estar marcada, mas a jovem não compareceu.

Menina argentina de 12 anos violada pelo pai retida para impedir aborto
Notícias ao Minuto

16:57 - 05/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Argentina

Uma menina de 12 anos argentina que foi violada pelo pai, e que chegou a ter uma interrupção da gravidez marcada, foi localizada esta terça-feira na sede da organização pró-vida Grávida.

As autoridades começaram as buscas depois de a menina não comparecer na consulta que tinha marcada num hospital na Argentina. 

O caso remonta a 19 de dezembro, quando a mãe da menina a levou a um centro de saúde e foi confirmado que a menor estava grávida e a menina revelou que o pai era o abusador. O homem, de 42 anos, identificado pelas iniciais GMA, foi detido na segunda-feira depois de mais de uma semana foragido.

A menina e a mãe começaram a ser acompanhadas pelos serviços de saúde. "Não quero", terá respondido a menor aos médicos quando a informaram de que estava grávida. Com o apoio da mãe, a menor pediu o aborto e foi marcada para o dia 2 de janeiro no hospital Iturraspe, em Santa Fé, mas ninguém compareceu.

Iniciou-se então uma busca que levou mais de 24 horas. A menina foi encontrada na “Casa Hermanas de Betania”, uma das sedes da organização Gravida.

Agora, e segundo o El País, organizações feministas exigem que a justiça investigue se a menor foi retida contra sua vontade para impedir o aborto e o que aconteceu durante as horas em que permaneceu desaparecida.

Recorde-se que o aborto é legal na Argentina há dois anos mas existem numeroso grupos pro-vida que de tudo fazem para evitar que as interrupções de gravidez aconteçam. 

De notar que é a segunda vez que este grupo é denunciado por tentar impedir o acesso à interrupção voluntária da gravidez.

Leia Também: Número de abortos em Espanha ultrapassou os 90 mil em 2021

Recomendados para si

;
Campo obrigatório