Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

NATO avisa que é "perigoso subestimar a Rússia" e pede mais para Defesa

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, avisou hoje que "é perigoso subestimar a Rússia" e que os Estados-membros da organização têm de investir ainda mais na área da defesa.

NATO avisa que é "perigoso subestimar a Rússia" e pede mais para Defesa
Notícias ao Minuto

13:19 - 05/01/23 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

perigoso subestimar a Rússia", disse Stoltenberg na primeira intervenção do ano, na Conferência Anual da Confederação Norueguesa de Empreendedorismo, em Oslo.

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte acrescentou que desde o início da invasão russa à Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022, os Estados-membros da NATO aumentaram o investimento na área da defesa, mas não foi suficiente.

"Precisamos de investir ainda mais na defesa. Esta é a mensagem da NATO há muito tempo. Já me ouviram dizê-lo imensas vezes. Agora acho que todos conseguimos perceber porque é que precisamos de uma defesa mais poderosa. Com militares em maior prontidão, equipamento moderno e soldados bem preparados", completou.

Se Vladimir Putin vencer a guerra na Ucrânia, alertou Jens Stoltenberg, "vai ser uma tragédia para os ucranianos, mas também será perigoso" para os países que integram a aliança.

"A mensagem [que a NATO transmitirá] para ele [Putin] e para outros regimes autoritários é de que a utilização da força militar vai levá-los ao que quiserem. Isso vai fazer com que sejamos mais vulneráveis", comentou.

E o que Kiev puder "alcançar na mesa das negociações depende da força que tiverem no campo de batalha", apontou.

"Por isso, se quisermos negociar uma solução pacífica, onde a Ucrânia sobrevive enquanto um país democrático e independente na Europa, a maneira mais rápida de o conseguir é apoiando [militarmente] a Ucrânia. As armas são, de facto, o caminho para a paz", sustentou.

E, "independentemente da maneira como acabar esta guerra", os países "têm de aceitar que a situação de segurança na Europa alterou-se permanentemente", recomendou.

Leia Também: Erdogan pede a Putin um "cessar-fogo unilateral" que permita negociar paz

Recomendados para si

;
Campo obrigatório