Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 25º

Putin em estado terminal? Chefe da inteligência da Ucrânia diz que 'sim'

Em resposta sobre o estado de saúde do presidente russo, o líder da inteligência ucraniana, Kyrylo Budanov, afirmou que deverá morrer "rapidamente” e que espera por isso.

Putin em estado terminal? Chefe da inteligência da Ucrânia diz que 'sim'
Notícias ao Minuto

21:10 - 04/01/23 por Daniela Carrilho com Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, tem cancro e deverá morrer "rapidamente". Quem o diz é o líder dos serviços de informação militares ucranianos, após ser questionado sobre o estado de saúde do russo.

Numa entrevista à ABC, divulgada pelo conselheiro do ministério dos assuntos internos da Ucrânia, Anton Gerashchenko, na rede social Twitter, Kyrylo Budanov foi questionado se Putin estaria em estado terminal.

"Claro", foi a resposta o chefe da inteligência ucraniana, afirmando que o presidente russo está doente há muito tempo.

"Putin está em estado terminal. Ele morrerá antes do fim da guerra e haverá uma transferência de poder", afirmou Budanov, salientando, no entanto, que a guerra na Ucrânia, iniciada há mais de 10 meses, tem de acabar antes disso.

Budanov acredita Putin tem cancro há bastante tempo e que deverá morrer "rapidamente". "Espero", expressou.

Recorde-se que, em março, teorias apresentadas por espiões com fontes próximas ao Kremlin indicaram que o presidente russo poderia estar a ser alvo de tratamentos para o cancro e acreditavam haver uma explicação fisiológica para a invasão da Ucrânia.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 14 milhões de pessoas - 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 7,9 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Neste momento, 17,7 milhões de ucranianos precisam de ajuda humanitária e 9,3 milhões necessitam de ajuda alimentar e alojamento.

A invasão russa - justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

A ONU apresentou como confirmados desde o início da guerra 6.919 civis mortos e 11.075 feridos, sublinhando que estes números estão muito aquém dos reais.

Leia Também: Soldado, pescadora ou vendedora. A mulher mistério fotografada com Putin

Recomendados para si

;
Campo obrigatório