Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Soldado, pescadora ou vendedora. A mulher mistério fotografada com Putin

A mesma mulher foi fotografada ao lado do presidente russo em, pelo menos, três ocasiões diferentes.

Notícias ao Minuto

17:30 - 03/01/23 por Notícias ao Minuto

Mundo Putin

O Instituto para o Estudo da Guerra (ISW, na sigla em inglês) alertou para o facto de o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ter usado "atores figurantes" durante o discurso de Ano Novo, "em vez de aparecer com soldados reais". Contudo, pelo menos uma das mulheres soldado homenageada já apareceu ao lado do líder russo noutras ocasiões, nomeadamente como vendedora de gelados, pescadora ou paroquiana. 

Através do Telegram, o Sibir.Realii, um meio que é vinculado à rádio Liberty, segundo destaca o New York Post, chamou à atenção para a presença da mulher, loura, noutras aparições de Putin, ao longo dos últimos anos.

Em setembro de 2016, por exemplo, "foi fotografada num lago, na região de Novgorod, com pescadores", e, na altura, foi identificada como Larisa Sergukhina.

Um ano mais tarde, em 2017, a mesma mulher estava entre um grupo de paroquianos, no Natal, ao redor de Putin. Na mesma foto, dois homens também eram dois dos pescadores anteriormente retratados. 

Já em 2017 e 2019 foi vista a vender gelado a Putin, num espetáculo aéreo em Moscovo.

As imagens - que pode ver na fotogaleria acima - levaram os mais atentos a especular sobre a encenação das imagens ou o falhanço para disfarçar a segurança do presidente russo. 

Agora, no discurso de Ano Novo, a mesma mulher foi identificada como uma médica do Exército russo, de nome Anna Sidorenko, ao lado de outros combatentes, enquanto Putin falava sobre a guerra na Ucrânia.

O ISW refeiu ainda que "um 'blogger' pró-Kremlin, por meio de um editorial num popular jornal russo, negou veementemente que Putin tenha usado atores no seu discurso" e acrescentou que, provavelmente, o Kremlin "está a recrutar alguns 'bloggers' russos que estão dispostos a vender.se em troca de prestígio político".

Leia Também: Putin "desligado da realidade" usou "figurantes" em discurso de Ano Novo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório