Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

África do Sul. Assalto com explosivos junto da fronteira com Moçambique

Um grupo armado de mais de 20 homens encapuçados assaltou com explosivos uma estação de serviço em Graskop, popular destino turístico na província sul-africana de Mpumalanga, que faz fronteira com Moçambique, anunciou hoje a Polícia sul-africana.

África do Sul. Assalto com explosivos junto da fronteira com Moçambique
Notícias ao Minuto

11:39 - 04/01/23 por Lusa

Mundo África do Sul

Em comunicado, o porta-voz policial Selvy Mohlala referiu que o grupo armado utilizou também "explosivos" para assaltar em seguida na madrugada de terça-feira um pequeno centro comercial frequentado por turistas, nas imediações do local.

"Um grupo de mais de 20 suspeitos armados encapuçados com balaclavas invadiram um posto de gasolina em Graskop, um dos destinos turísticos da província", explicou o porta-voz da polícia sul-africana, citado no comunicado, acrescentando que o incidente ocorreu "nas primeiras horas de terça-feira, 3 janeiro 2023".

"Os suspeitos detonaram alguns explosivos para abrir o cofre e fugiram com uma quantia não especificada em dinheiro", salientou.

Segundo o porta-voz da polícia sul-africana em Nelspruit (atual Mbombela), capital da província de Mpumalanga, que faz fronteira com Moçambique, os suspeitos "inicialmente fizeram-se passar por clientes que pretendiam abastecer na estação de serviço por volta das 00:00".

"Todavia, ao serem atendidos os suspeitos ameaçaram com arma de fogo, amarrando todos os funcionários com cabos", explicou Mohlala, acrescentando que "o responsável na caixa, que também foi feito refém, foi obrigado a mostrar onde estava o cofre".

O porta-voz da polícia sul-africana adiantou que o grupo armado assaltou em seguida, também com explosivos, um pequeno centro comercial que fica próximo e é frequentado principalmente por turistas.

"Situa-se a poucos metros da referida estação de abastecimento de combustível que foi atacada anteriormente, os suspeitos ameaçaram um segurança com arma de fogo e amarraram o homem com cabos. Os suspeitos desativaram o sistema de alarme antes de entrarem nas instalações e detonaram alguns explosivos para aceder ao dinheiro no cofre, e fugiram com uma quantia não especificada em dinheiro", explicou o porta-voz da polícia sul-africana.

A polícia apelou à população para assistir na localização dos assaltantes armados.

A província sul-africana de Mpumalanga, leste da África do Sul, tem sido fustigada por uma galopante onda de criminalidade, incluindo assaltos a estabelecimentos comerciais, assaltos armados, e sequestros, segundo a polícia sul-africana em Nelspruit.

Uma residente moçambicana em Joanesburgo, que pediu anonimato, salientou à Lusa que é "muito inseguro viajar de carro por Nelspruit para Moçambique", referindo-se à estrada nacional N4, principal eixo rodoviário entre a capital económica Joanesburgo, na província de Gauteng e Komatipoort, a miaor fronteira entre a África do Sul e Moçambique.

A pitoresca localidade montanhosa de Graskop, considerada um popular destino turístico na província sul-africana de Mpumalanga, onde se situa o Parque Nacional Kruger - a maior reserva animal do mundo -, dista cerca de 90 quilómetros de Nelspruit, que é um importante centro de abastecimento da população moçambicana.

Leia Também: Veteranos da luta de libertação na África do Sul querem indemnização

Recomendados para si

;
Campo obrigatório