Sarcófago com 2.500 anos volta ao Cairo após ser devolvido pelos EUA

O artefacto tinha sido roubado e estava nos Estados Unidos há quase dez anos.

Sarcófago com 2.500 anos volta ao Cairo após ser devolvido pelos EUA
AnteriorSeguinte

© Getty Images

Notícias ao Minuto
02/01/2023 22:26 ‧ 02/01/2023 por Notícias ao Minuto

Mundo

Arte Antiga

Os Estados Unidos devolveram, esta segunda-feira, um sarcófago egípcio que estava em exibição num museu de Houston, no Texas, mas que chegara ao país através de uma rede de tráfico de arte roubada.

O sarcófago, que tem a alcunha de 'Green Coffin' (do inglês 'Caixão Verde'), data de uma altura conhecida como Época Baixa do antigo Egito (ou Período Tardio), que decorreu entre os anos 664 a.C. e 332 a.C.. O caixão, de quase 3 metros, pertence a um sacerdote, denominado Ankhenmaat, e os especialistas estimam que tenha cerca de 2.500 anos.

Segundo conta a BBC, o artefacto foi roubado de uma necrópole em Abu Sir, no norte do Egito, por uma rede internacional de tráfico de arte antiga, tendo sido transportando entre a Alemanha e os Estados em 2008.

O sarcófago chegou, eventualmente, ao Museu de Ciência Natural de Houston, graças a um empréstimo de um colecionador em 2013.

Quase dez anos depois, as autoridades norte-americanas terminaram uma longa investigação para determinar o percurso do sarcófago, que foi finalmente entregue às autoridades egípcias, numa cerimónia que decorreu na segunda-feira no Cairo.

O ministro egípcio das Antiguidades, Ahmed Issa, salientou que a devolução do artefacto é mais uma demonstração dos esforços do governo egípcio que, apesar das inúmeras críticas internacionais sobre violações de direitos humanos, tem conseguido recuperar várias obras de arte do seu período imperial ao longo dos últimos anos.

Em setembro, a justiça de Nova Iorque determinou que o prestigiado Museum of Modern Art (MoMA) devolvesse cinco obras saqueadas do Egito. E, em dezembro, a República da Irlanda também avançou com planos para repatriar um sarcófago, uma múmia e vários jarros.

Leia Também: Egito exibe tesouro descoberto recentemente que recua até 2.500 a.C.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas