Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Biden expressa sentimentos pelos mortos na tempestade 'Elliot'

O presidente dos EUA, Joe Biden, expressou esta segunda-feira os seus sentimentos pelos mortos na tempestade Elliot, que já causou mais de 50 mortos nos últimos dias.

Biden expressa sentimentos pelos mortos na tempestade 'Elliot'
Notícias ao Minuto

06:46 - 27/12/22 por Lusa

Mundo Joe Biden

Biden telefonou à governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, para lhe oferecer apoio na resposta à destruição que a tempestade causou no Estado, que regista cerca de metade das mortes.

Biden falou com Hochul, para obter "informação atualizada sobre o clima invernoso extremo que atinge Noiva Iorque".

Na ocasião, prometeu à governadora "os recursos necessários" para superar a situação.

Causada por uma frente fria ártica, a tempestade tem afetado os EUA, desde a zona dos Grandes Lagos, na fronteira com o Canadá, até ao Rio Bravo, ou Rio Grande, na fronteira com o México, afetando cerca de 60% da população dos Estados Unidos.

O número de mortes no Estado nova-iorquino, epicentro da destruição verificada, acende a 27, dos quais 18 só na cidade de Buffalo.

Hochul tinha pedido à Casa Branca que declarasse o noroeste do Estado como zona de catástrofe, durante uma conferência de imprensa em Buffalo, para recuperar da destruição provocada pela tempestade.

A governadora acrescentou que, embora a situação tenha melhorado, ainda se espera que caiam entre 15 e 30 centímetros de neve no sul do condado de Erie, cuja capital é Buffalo.

"A situação não é tão má como nos dois últimos dias, mas continua a ser perigosa para se estar na rua. Fiquem em casa amanhã", terça-feira, afirmou.

De acordo com as autoridades locais, hoje havia 12 mil casas sem eletricidade em Buffalo, onde quatro subestações elétricas ficaram com danos devido à passagem da tempestade.

Segundo o autarca de Buffalo, Byron Brown, tem havido saques na cidade, onde foram detidas algumas pessoas.

As temperaturas muito abaixo do normal para a época que atingiram todos os Estados norte-americanos vão manter-se durante a semana, obrigando ao cancelamento de voos e deixando as estradas perigosas para circulação, além de terem levado a um corte de energia em quase 1,7 milhões de casas e empresas.

Hoje, a temperatura continuou muito fria em grande parte do leste dos Estados Unidos, mas "verifica-se uma tendência de moderação a partir de terça-feira", avançou o Serviço Nacional de Meteorologia.

Segundo este serviço, ainda "é perigoso" viajar em algumas estradas, devido à neve, mas as condições deverão melhorar nos próximos dias.

Em várias cidades da costa leste e até no estado da Florida, conhecido pela temperatura amena, os termómetros marcaram mínimas que não eram atingidas desde há várias décadas.

A cidade de Nova Iorque alcançou uma temperatura mínima de -10,5° Celsius (C) no dia de Natal, o que não acontecia desde 1872, enquanto Washington, a capital dos EUA, esteve com -10°C naquele que foi o Natal mais frio desde 1983 e Tampa, na Florida, chegou a marcar temperaturas abaixo de zero, o que não acontecia desde 1966.

Leia Também: Biden declara emergência no estado de Nova Iorque para dar ajuda federal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório