Sitiveni Rabuka confirmado primeiro-ministro das Fiji

O membro da oposição Sitiveni Rabuka foi hoje confirmado primeiro-ministro das Fiji, depois de acusar o Governo cessante de "semear o medo e o caos" para impedir o seu retorno ao poder.

Sitiveni Rabuka

© Getty Images

Lusa
24/12/2022 06:15 ‧ 24/12/2022 por Lusa

Mundo

Fiji

Rabuka derrotou Frank Bainimarama por 28 votos contra 27, numa eleição com voto secreto no parlamento, confirmou o presidente daquela assembleia, Naiqama Lalabalavu.

O antigo jogador internacional de râguebi e militar substitui o primeiro-ministro cessante Bainimarama, que derrubou o Governo em 2006 num golpe militar.

Ao deixar o parlamento e antes de ser formalmente empossado pelo Presidente do país, Rabuka, de 74 anos, disse sentir-se humilde por ser o próximo primeiro-ministro das Fiji.

Depois de a votação parlamentar, o embaixador da União Europeia para o Pacífico, Sujiro Seam, felicitou Rabuka na rede social Twitter.

O exército foi enviado para as ruas de Suva, a capital, na sequência da derrota de Frank Bainimarama nas eleições legislativas. Citando relatos não confirmados de violência étnica, Bainimarama disse que a presença dos militares era necessária para "manter a segurança e a estabilidade".

Rabuka, por sua vez, criticou o Governo de "semear o medo e o caos" ao tentar "inflamar a nação em função de critérios raciais".

A oposição nas ilhas Fiji chegou na terça-feira a um acordo para formar um governo de coligação.

A pequena formação partidária Sodelpa (Partido Social Democrata) comunicou que aprovou, por 16 votos a favor e 14 contra, a formação de uma coligação liderada por Sitiveni Rabuka.

O partido de Frank Bainimarama contestou a derrota e anunciou, na altura, que ia lutar para manter o candidato no poder.

Leia Também: Polícia pede a exército para manter segurança após legislativas nas Fiji

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas