Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

"António Costa está mal habituado". Eis as frases que marcaram a semana

Fique a par de uma seleção de frases que marcaram os últimos oito dias, tanto em Portugal como além fronteiras.

"António Costa está mal habituado". Eis as frases que marcaram a semana
Notícias ao Minuto

16:37 - 23/12/22 por Lusa

Política Frases da semana

Entre as muitas frases que marcaram a agenda mediática da última semana, consulte aqui as principais: 

"Portugal foi hoje felicitado pela presidente da Comissão Europeia por ter realizado as reformas e os investimentos do PRR necessários para receber a avaliação preliminar positiva do pedido de pagamento de 1,8 mil milhões de euros de subvenções e empréstimos."

António Costa, primeiro-ministro, 16-12-2022

"Tive ontem [quinta-feira] uma expressão infeliz, depois de quase 14 horas de reunião. Fiz um à parte irritado, não devia ter feito e peço desculpa."

António Costa, primeiro-ministro, que no dia anterior em resposta a uma pergunta sobre as razões para não ter contactado o presidente da Câmara de Lisboa após as inundações ocorridas nos últimos dias respondeu 'Posso perguntar porque é que ele [Carlos Moedas] não me telefonou a mim quando tive a minha casa inundada', 16-12-2022

"Também nesta polémica com o presidente da Câmara de Lisboa se nota a soberba e a arrogância do primeiro-ministro, mas creio que o presidente da Câmara respondeu muito bem: o senhor primeiro-ministro, dr. António Costa, tem que se habituar também à ideia de respeitar que os lisboetas votaram no projeto do engenheiro Carlos Moedas, do PSD e dos partidos que nos acompanharam nessas eleições."

Luís Montenegro, presidente do PSD, 16-12-2022

"O pacote atual terá o mesmo efeito dos anteriores: um agravamento dos problemas sociais e económicos na própria União Europeia."

María Zakharova, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, sobre o nono pacote de sanções contra Moscovo, aprovado esta semana pela União Europeia, 17-12-2022

"Não vamos entregar numa bandeja de prata a ninguém, por nada no mundo, o Estado da Sérvia, porque pertence ao seu povo."

Aleksander Vucic, Presidente da Sérvia, em referência à tensão relacionada com a minoria sérvia do norte do Kosovo, 17-12-2022

"Não há nada mais aviltante para o país do que ouvir o Governo dizer que a economia está a crescer mais do que está à espera, gabar-se disso e, ao mesmo tempo, quem vive do seu salário e pensão vive cada vez pior. Mas está a crescer o quê e para quem?"

Catarina Martins, coordenadora do BE, 17-12-2022

"Não há dinheiro? Há e não é pouco. Se há 55% do Orçamento do Estado destinado à Saúde que está desde já encaminhado para os grupos económicos do negócio da doença, como é que não há dinheiro?"

Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP, 17-12-2022

"Não podemos perder estes recursos humanos, porque o maior recurso para o nosso desenvolvimento é mesmo este capital humano que vocês [jovens] são e que nós temos de criar as condições para que se possa realizar plenamente aqui, entre nós, em Portugal."

António Costa, secretário-geral do PS, no encerramento do XXIII Congresso da Juventude Socialista, 18-12-2022

"Há outras [causas] nas quais nós devemos aproveitar esta maioria absoluta do Partido Socialista para fazer avançar. E esse é, sem dúvida, o caso da legalização da canábis."

Miguel Costa Matos, secretário-geral reeleito da Juventude Socialista, 18-12-2022

"Obrigado aos jogadores e à equipa técnica. São o exemplo de que nunca devemos baixar os braços. Que temos um grande povo e um grande futuro."

Alberto Fernández, Presidente da Argentina, após a Argentina se sagrar campeã mundial de futebol, Twitter, 18-12-2022

"Os Azuis fizeram-nos sonhar."

Emmanuel Mácron, Presidente francês, Twitter, 18-12-2022

"Sofremos muito, mas conseguimos. É uma loucura que tenha acontecido desta forma, queria-o (título mundial) tanto. Eu sabia que Deus me ia dar, tinha a sensação de que ia ser assim. Finalmente chegou e agora vou desfrutar."

Leonel Messi, capitão da seleção argentina, 18-12-2022

"Não é possível domar a inflação sem haver dor."

Rui Baleiras, coordenador da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), Negócios, 19-12-2022

"No nosso país há correntes de pervertidos que constituem uma ameaça maciça para os nossos filhos. Um conceito chamado LGBT não está no nosso livro. Mas está no livro da CHP (oposição social-democrata)? Sim. Está no livro de outros cachorros da oposição? Sim. Eles marcham juntos? Sim, não precisamos de tal coisa."

Recep Tayyip Erdogan, Presidente turco, 19-12-2022

"Se eu autorizei algum acréscimo de despesa para além dos 750 mil euros? Não, a resposta é não, não autorizei, nem aliás me foi solicitado que autorizasse."

João Gomes Cravinho, atual ministro dos Negócios Estrangeiros, que tutelou a Defesa Nacional entre 2018 e 2022, no debate parlamentar requerido pelo Chega sobre as suspeitas de corrupção no Ministério da Defesa Nacional, 20-12-2022

"António Costa está mal habituado. Julga-se o Dono Disto Tudo."

Luís Montenegro, 20-12-2022

"No início de janeiro, a fragata 'Almirante Gorshkov' estará em serviço com novos mísseis Zircon, que não têm equivalente no mundo."

Vladimir Putin, Presidente russo, 21-12-2022

"O país fez um caminho muito importante no desenvolvimento do seu sistema científico e tecnológico. Em 2021, o investimento que o país fez em investimento tecnológico atingiu os 1,69% do PIB. Ainda é pouco."

António Costa Silva, ministro da Economia e do Mar, 21-12-2022

"O português joga no seguro. E jogar no seguro significa o quê? Significa que provavelmente baixinho para a família na ceia de Natal vai dizer muito mal do Presidente e um pouco mal do Governo, por causa da falta de dinheiro, por causa disto, da saúde, está ali o senhor ministro da Saúde a sorrir, mas por causa disto, daquilo, daqueloutro, vai dizer, mas depois o que é facto é que entretanto esteve a reajustar miraculosamente o seu modo de vida."

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, na tradicional cerimónia de apresentação de boas festas por parte do Governo, 21-12-2022

"Aquilo que está nas nossas mãos é procurar e mitigar, minorar, o que exige muita atenção à realidade, foco naquilo que são os problemas efetivos das pessoas, das famílias, das empresas. Não nos deixamos distrair por outros fenómenos."

António Costa, 21-12-2022

"Apoiamos a Ucrânia na procura de uma paz justa."

Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos, no início da sua reunião com Volodymyr Zelensky, na Sala Oval da Casa Branca, 21-12-2022

"Já provei que não estou cansado. Temos de manter esta trajetória, porque não podemos eliminar os fatores de incerteza. Quando o cenário é de incerteza, torna-se fundamental manter as certezas. E a primeira certeza é a de manter o rumo do nosso programa, a certeza da boa gestão das finanças públicas e a certeza de honrar os compromissos assumidos."

António Costa, no jantar de Natal do grupo parlamentar do PS, 21-12-2022

"Para mim, como Presidente, uma 'paz justa' não implica qualquer cedência quanto à soberania, liberdade e integridade territorial do meu país. Tenho falado muito nas crianças, mas, como pai, gostava de enfatizar que muitos pais perderam filhos na linha da frente. O que é 'paz justa' para eles? Dinheiro ou compensações não são nada. É uma tragédia tremenda e, quanto mais a guerra durar, mais pais viverão a querer vingança."

Volodymyr Zelensky, Presidente ucraniano, 21-12-2022

"Agora baldam-se ao esclarecimento, é um governo que não merece a maioria que tem."

Luís Montenegro, no jantar de Natal do grupo parlamentar do PSD, sobre as acusações do ex-governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, 21-12-2022

"A recessão é ainda evitável. Não está em nenhum dos cenários base apresentados pelo BCE, OCDE e Comissão Europeia. Não é parte do cenário base que temos para a economia portuguesa."

Mário Centeno, governador do Banco de Portugal, Jornal de Negócios, 22-12-2022

"Tenho de ler a reclamação para ver se tem algum fundamento que me esteja a escapar (...) Todos nós compreendemos que estão em causa várias tentativas de travar, por via não diria administrativa, mas de sucessivos procedimentos dilatórios, uma deliberação da AR como as deliberações de uma assembleia democrática são tomadas, por uma maioria pertinente."

Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República, sobre uma reclamação da redação final do texto do processo legislativo da eutanásia apresentada pelo Chega, 22-12-2022

"Nem o pior dos tribunais soviéticos fazia isto, a sua atitude é uma vergonha."

André Ventura, presidente do Chega, para Augusto Santos Silva, 22-12-2022

"Estou certo de que [Marcelo Rebelo de Sousa] continuará a estar muito atento aos problemas da Justiça. A Justiça é uma área que precisa de muita atenção, precisa de uma reforma profunda e contamos com o senhor Presidente nesse trabalho."

Henrique Araújo, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, 22-12-2022

"Continuamos a trabalhar para mitigar os efeitos da inflação provocada por causas externas."

António Costa, 23-12-2022

Leia Também: "PS governa país sempre na perspectiva de olhar apenas para dia seguinte"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório