Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Irão nega que jogador de futebol tenha sido condenado à morte

"Falsa notícia sobre a sentença de morte de um jogador de futebol iraniano", indicou a Embaixada do Irão na Colômbia.

Irão nega que jogador de futebol tenha sido condenado à morte
Notícias ao Minuto

16:36 - 20/12/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Futebol

A Embaixada do Irão na Colômbia recusou na segunda-feira que o jogador de futebol Amir Nasr-Azadani tenha sido condenado à morte por participar nos protestos antigovernamentais.

"Falsa notícia sobre a sentença de morte de um jogador de futebol iraniano", indicou a embaixada, citada pela Europa Press, depois do presidente colombiano, Gustavo Petro, ter pedido ao Irão para "não matar" o jogador de futebol.

"Muito bom para Messi, e para o povo argentino. E que o Irão não mate o futebol", escreveu Petro numa publicação na rede social Twitter.

Depois disso, o escritório da Diplomacia Iraniana na Colômbia reagiu, criticando uma "guerra híbrida" na qual "continua a campanha de 'notícias falsas'". "O julgamento ainda não aconteceu. Portanto, a notícia da pena de morte é pura mentira", acrescentou.

A embaixada explicou ainda que Azadani é o quinto arguido num processo criminoso, acusado de pertencer a um grupo armado que teria assassinado três polícias com armas automáticas.

A Federação Internacional das Associações de Jogadores Profissionais de Futebol (FIFPRO) garantiu na passada terça-feira que o futebolista iraniano foi condenado à morte por apoiar os protestos .

"A FIFPRO está chocada e enojada com as notícias de que o jogador de futebol profissional Amir Nasr-Azadani pode ser executado no Irão depois de fazer campanha pelos direitos das mulheres e liberdades básicas no seu país. Somos solidários com Amir e pedimos a remoção imediata de sua punição", referiu o sindicato, em comunicado.

O ex-jogador do clube Rah-Ahan, de 26 anos, foi acusado pelo regime iraniano de um crime denominado 'inimizade com Deus'. Este crime implica a execução por enforcamento, pena já sofrida pelo jovem Mohsen Shekari e pelo lutador Majid Reza Rahnavard, enforcados em público em Mashad sob o mesmo ocorreu de Amir Nasr-Azadani, após um julgamento.

Leia também: Jogador iraniano condenado à morte por defensor dos direitos das mulheres

Recomendados para si

;
Campo obrigatório