Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

EUA. Bruxelas apresenta em janeiro resposta a legislação sobre inflação

A Comissão Europeia vai apresentar em janeiro uma proposta de ajuda de Estado "mais rápida e simples", para responder à legislação dos EUA para baixar a inflação, anunciou hoje a presidente da instituição, Ursula von der Leyen.

EUA. Bruxelas apresenta em janeiro resposta a legislação sobre inflação
Notícias ao Minuto

22:45 - 15/12/22 por Lusa

Mundo Bruxelas

Falando numa conferência de imprensa, em Bruxelas, no final da reunião do Conselho Europeu, Von der Leyen salientou que "irá apresentar em janeiro com uma proposta de ajuda de Estado que não é apenas mais rápida e simples, mas também mais previsível".

A líder do executivo comunitário salientou também que o equivalente, a nível da União Europeia (UE), para as reduções de impostos são as ajudas de Estado.

Ursula von der Leyen adiantou ainda ser necessário levar em conta a competição global, principalmente no que respeita à economia verde.

A lei norte-americana da redução da inflação (IRA), que entrou em vigor em agosto, tem por objetivo reduzir os custos para os norte-americanos, abrangendo, por exemplo, investimentos no setor da energia e subsídios para veículos elétricos, baterias e projetos de energia renovável.

Os líderes da UE reuniram-sehoje em Bruxelas numa cimeira que se saldou num sobre o pacote de ajuda macrofinanceira (AMF) de 18 mil milhões de euros à Ucrânia, em 2023, e a introdução de um imposto mínimo de 15% às grandes empresas.

Portugal esteve representado no Conselho Europeu pelo primeiro-ministro, António Costa.

Leia Também: Inflação mundial de 8,1% foi a mais elevada em pelo menos 20 anos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório