Meteorologia

  • 01 FEVEREIRO 2023
Tempo
12º
MIN 5º MÁX 14º

Austrália pede à Indonésia que vigie responsável pelo atentado de Bali

A Austrália pediu hoje garantias à Indonésia de que o extremista islâmico, que ajudou a construir uma bomba usada no atentado de 2002, no qual morreram 202 pessoas em Bali, vai ser vigiado depois de ser libertado.

Austrália pede à Indonésia que vigie responsável pelo atentado de Bali

O vice-primeiro-ministro da Austrália, Richard Marles, disse que o país vai pedir ao Governo indonésio para garantir que o militante esteja sob vigilância constante enquanto estiver em liberdade condicional.

O governante confirmou à televisão australiana ABC que Camberra foi contra a libertação antecipada de Hisyam bin Alizein, de 55 anos, mais conhecido como Umar Patek.

Patek obteve a liberdade condicional, na quarta-feira, depois de cumprir cerca de metade da sentença original de 20 anos de prisão por homicídio premeditado e produção ilegal de arma.

O militante foi condenado por um tribunal indonésio em 2012, também pela participação nos ataques a uma igreja da capital indonésia na véspera de Natal de 2002, nos quais morreram 19 pessoas.

Os atentados de 12 de outubro de 2002 em Bali causaram a morte de 202 pessoas, incluindo 88 australianos e sete norte-americanos.

Também a ministra do Interior australiana, Clare O'Neil, defendeu que as ações de Umar Patek "são indesculpáveis e completamente abomináveis".

Ao aprovar a liberdade condicional, as autoridades indonésias disseram que Patek foi reabilitado com sucesso na prisão, algo que prometeram usar para influenciar outros militantes a renunciarem ao terrorismo.

Patek era conhecido como "Demolition Man" por ser o perito em demolição da rede Jemaah Islamiyah, ligada à rede terrorista Al-Qaida.

Leia Também: Austrália relativiza plano para instalações de bombardeiros B-52 dos EUA

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório