Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Centenas manifestam-se em Atenas para evocar morte de adolescente

Centenas de estudantes, segundo fontes policiais, concentraram-se hoje em Atenas para evocar a morte de um adolescente por um polícia há 14 anos, manifestação que ocorreu um dia depois de um tiroteio policial contra um jovem de etnia cigana.

Centenas manifestam-se em Atenas para evocar morte de adolescente
Notícias ao Minuto

17:24 - 06/12/22 por Lusa

Mundo Atenas

Como tem sucedido anualmente no dia 06 de dezembro, estudantes de esquerda manifestam-se em memória de Alexandros Grigoropoulos, morto aos 15 anos por um disparo da polícia em 2008 no bairro contestatário de Exarcheia, próximo do centro da capital grega.

Este incidente originou intensos tumultos por todo o país que se prolongaram por vários meses, no decurso do Governo conservador de Kostas Karamanlis.

O polícia que disparou sobre Alexis Grigoropoulos foi condenado a prisão perpétua por homicídio voluntário. Foi libertado em junho passado, no decurso do atual Governo conservador de Kyriakos Mitsotakis, após um processo em apelo.

Catorze anos depois, centenas de pessoas recordaram hoje o adolescente no centro de Atenas, que foi encerrado à circulação.

Mais de 4.000 polícias foram mobilizados para a praça Syntagma, local que é muitas vezes palco de protestos, alguns dos quais degeneram em confrontos com a polícia.

Os agentes, incluindo elementos das forças de intervenção, formaram um cordão de segurança na praça, segundo relatou a agência noticiosa AFP.

"Estes dias são os de Alexis", indicava uma enorme faixa transportada pelos estudantes à cabeça da manifestação, na qual denunciaram as violências e a impunidade policiais.

Outros cartazes e palavras de ordem recordavam o adolescente de 16 anos, proveniente da comunidade cigana, que na segunda-feira ficou gravemente ferido na cabeça na sequência de uma bala disparada por um polícia em Salónica, norte da Grécia.

O polícia abriu fogo durante uma perseguição que envolveu um rapaz que tentava escapar de uma estação de serviço sem pagar uma fatura de 20 euros.

Operado à cabeça, o jovem de etnia cigana permanecia hoje em estado crítico.

Este caso, que voltou a suscitar profunda emoção no país, inscreve-se num contexto de contínuas violências policiais e motivou a revolta da comunidade cigana em Salónica e em Atenas.

Na noite de segunda-feira, manifestantes bloquearam diversas ruas com pequenos incêndios e danificaram os vidros de lojas.

Para hoje à tarde estava prevista para o centro de Atenas outra manifestação convocada por partidos, grupos de esquerda e de defesa dos direitos humanos em memória de Alexis Grigoropoulos.

Leia Também: Grécia. ONG que apoia crianças investigada por fraude e alegada violência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório