Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Lava do Mauna Loa ameaça principal autoestrada do Havai. Eis as imagens

Veja o vídeo.

Notícias ao Minuto

08:42 - 02/12/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Mundo Havai

A lava do vulcão Mauna Loa, em erupção desde domingo, poderá alcançar a principal autoestrada do Havai no espaço de uma semana, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Em comunicado, o organismo aponta que a lava encontra-se a cerca de 5,2 quilómetros da autoestrada Daniel K. Inouye, avançando 40 metros por hora.

Foram também registados tremores na zona da fissura, o que significa que o vulcão continua em atividade.

Ainda assim, a agência norte-americana realça que existem “diversas variáveis”, pelo que se espera que o fluxo de lava se altere nas próximas horas ou dias.

O USGS reitera ainda que, de momento, as comunidades mais próximas não estão em risco. Contudo, as autoridades abriram dois abrigos na ilha, como precaução.

O Mauna Loa é um dos cinco vulcões que constituem a ilha do Havai, sendo que, com 4.169 metros acima do nível do mar, é muito maior do que o vulcão Kilauea, que entrou em erupção em 2018 e destruiu 700 casas num bairro residencial.

Algumas das suas encostas são muito mais íngremes do que as do Kilauea e, por isso, quando entra em erupção, a sua lava pode fluir muito mais rapidamente. Na verdade, durante uma erupção de 1950, a lava da montanha viajou 24 quilómetros até ao oceano em menos de três horas.

De notar que os cientistas já estavam em alerta, devido a um recente pico de terramotos no cume do vulcão, que entrou em erupção pela última vez em 1984.

Leia Também: Imagens demonstram rios de lava no vulcão Mauna Loa, no Havai

Recomendados para si

;
Campo obrigatório