A embaixada dos Estados Unidos em Espanha confirmou, esta quinta-feira, a receção de uma carta armadilhada no local, em Madrid.
"Confirmamos a receção de um pacote suspeito na embaixada dos Estados Unidos em Madrid. Agradecemos às Forças de Segurança pela sua colaboração", escreveram os responsáveis diplomáticos numa publicação partilhada no Twitter.
A confirmação acontece depois das notícias de que um pacote armadilhado chegou ao local, esta quinta-feira, depois de outras cinco cartas terem sido também descobertas em vários locais de responsabilidade no país, nomeadamente, na embaixada da Ucrânia e numa empresa de armamento em Saragoça que fabrica armas que são enviadas até à Ucrânia, para serem usadas no combate contra a Rússia. Uma das cartas teria como destinatário o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, e terá sido recebida 24 de novembro.
Podemos confirmar la recepción de un paquete sospechoso en la Embajada de EE.UU. en Madrid. Agradecemos a las Fuerzas y Cuerpos de Seguridad del Estado su colaboración.
— US Embassy Madrid 🇺🇸🇪🇸 (@USembassyMadrid) December 1, 2022
As autoridades estão a estudar a possibilidade de este se tratar de um ato de terrorismo, mas a investigação ainda não foi concluída. Está também a ser estudada a ligação entre todos os eventos.
No final da conferência de imprensa desta manhã, o governo apelou à tranquilidade da população, salientando o trabalho realizado pelas autoridades policiais para detetar e neutralizar as ameaças.
Já a Rússia condenou, esta quinta-feira, "qualquer ameaça ou ato terrorista" na sequência do envio de cartas com explosivos à embaixada da Ucrânia em Madrid, ao primeiro-ministro espanhol e a outras entidades em Espanha.
Leia Também: MNE russo acusa EUA e NATO de envolvimento direto no conflito