Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Energia. Alemanha dá 56 milhões à Ucrânia e mais de 350 geradores

O chanceler alemão, Olaf Scholz, anunciou que vai oferecer assistência financeira para a reparação de infraestruturas energéticas no valor de 56 milhões de euros.

Energia. Alemanha dá 56 milhões à Ucrânia e mais de 350 geradores
Notícias ao Minuto

18:55 - 29/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

A Alemanha vai oferecer à Ucrânia mais de 350 geradores após ataques com mísseis russos terem danificado gravemente as infraestruturas energéticas ucranianas.

Segundo o porta-voz do governo, Steffen Hebestreit, esta terça-feira, citado pela France Press, o Chanceler alemão, Olaf Scholz, falou com o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e anunciou que a Alemanha iria enviar os geradores e ainda oferecer assistência financeira para a reparação de infraestruturas energéticas no valor de 56 milhões de euros.

A NATO já tinha avançado que planeia enviar tanques de guerra para a Ucrânia para dar ao país vantagem militar contra as forças russas durante os meses de inverno.

“Conversei com vários especialistas militares e a resposta que a ouvir é que, se fornecermos tanques até este inverno, em janeiro, isso pode fazer a diferença”, referiu o ministro dos Negócios Estrangeiros da Lituânia, Gabrielius Landsbergis, citado pelo The Guardian, a repórteres durante uma reunião internacional da NATO, em Bucareste, um dia depois de uma visita à capital, Kyiv, com vários outros ministros.

A Ucrânia tem pedido repetidamente aos principais fabricantes de armas da NATO que lhes forneçam tanques de última geração, à medida que procuram consolidar os ganhos conseguidos em contraofensivas nos últimos meses.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, pediu esta terça-feira apoio dos Aliados "mais rápido, mais rápido, mais rápido", salientando a importância para o país de geradores e sistemas de defesa aérea.

Leia Também: NATO compromete-se a prosseguir ajuda generalizada à Ucrânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório