Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Pela primeira vez, menos de metade da população britânica é cristã

Em causa estão os resultados de um censo do Gabinete de Estatísticas Nacionais (ONS).

Pela primeira vez, menos de metade da população britânica é cristã
Notícias ao Minuto

12:34 - 29/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Religião

Pela primeira vez na história britânica, menos de metade da população de Inglaterra e do País de Gales identifica-se como cristã, de acordo com os dados do censo divulgado esta terça-feira, aqui citados pela AFP.

O censo, que tem como base a última década, mostrou um rápido crescimento da população muçulmana. Mas, ainda assim, a seguir aos cristãos destacam-se aqueles que não se identificam com qualquer religião, segundo a informação avançada pelo Gabinete de Estatísticas Nacionais (ONS).

Contas feitas, cerca de 27,5 milhões de pessoas - o equivalente a 46,2% da população de Inglaterra e do País de Gales - descreveram-se como sendo "cristãos". Em causa está um decréscimo de 13,1 pontos percentuais face ao último censo, realizado em 2011.

Seguiu-se, com 37,2% e com um aumento de 12 pontos percentuais, a categoria daqueles que não se identificam com "nenhuma religião", equivalendo a 22,2 milhões de pessoas. 

A análise não esqueceu os muçulmanos, que representam atualmente 6,5% da população (3,9 milhões de cidadãos), os hindus (um milhão de indivíduos), os sikh (524 mil pessoas), os budistas (273 mil) e os judeus (271 mil).

Estes resultados, que contaram com a colaboração efetiva de 94% dos inquiridos, excluem as identidades religiosas dos cidadãos da Escócia e da Irlanda do Norte, cujas conclusões são divulgadas separadamente.

O Gabinete de Estatísticas Nacionais britânico concluiu ainda, agora num âmbito étnico, que o número de pessoas em Inglaterra e no País de Gales que se identificaram como sendo "brancas" diminuiu cerca de 500 mil desde 2011, de 86,0% para 81,7%.

O segundo grupo étnico mais comum foi o "asiático", com 9,3% - valor acima dos 7,5% registados há uma década. Dentro desse grupo, a maioria dos inquiridos identificou a sua herança familiar como sendo indiana, seguindo-se a paquistanesa, "outras origens asiáticas", a bengalesa e a chinesa.

A terceira etnia que é, atualmente, mais proeminente em Inglaterra e no País de Gales é a africana, que apresenta um considerável crescimento.

Leia Também: Papa apela a esforços de cristãos e judeus para parar guerras no mundo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório