Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Cidade russa pensava estar sob ataque da Ucrânia. Era, afinal, um filme

Veja o vídeo.

Notícias ao Minuto

08:57 - 29/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Ucrânia/Rússia

Ao acordar, no domingo, os residentes de Tver, uma cidade a cerca de 160 quilómetros de Moscovo, depararam-se com um cenário preocupante: colunas de veículos militares com bandeiras da Ucrânia conduziam na localidade russa, antevendo uma invasão. Mas, na verdade, tudo não passava da rodagem de um filme sobre a guerra na Ucrânia.

Imagens partilhadas nas redes sociais – a que poderá aceder na galeria acima – mostram um condutor a passar pela coluna de veículos militares, confuso e sem perceber o que se passa.

‘Musician’ deverá ser o primeiro filme a abordar o conflito entre Kyiv e Moscovo, que brotou a 24 de fevereiro, segundo revelou o The Telegraph.

O filme poderá estar relacionado com o Grupo Wagner, cujos membros se denominam de ‘músicos’, ainda que o enredo não seja conhecido.

Mas esta não é a primeira vez que atores russos soaram o alarme para uma eventual invasão por parte da Ucrânia. Em Kaluga, um grupo de homens vestidos como soldados ucranianos ‘tomaram’ um teatro, no início deste mês, fazendo um refém, que levaram para os bastidores e fingiram executar. Contudo, tudo não passou de uma atuação imersiva, desenhada para chocar os residentes.

Lançada em 24 de fevereiro, a ofensiva russa na Ucrânia já causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, de acordo com os mais recentes dados da Organização das Nações Unidas, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A entidade confirmou ainda que já morreram 6.595 civis desde o início da guerra e 10.189 ficaram feridos, sublinhando, contudo, que estes números estão muito aquém dos reais.

Leia Também: Mães russas: "Ansiedade pelo futuro dos filhos mais forte que nunca"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório