Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

EUA continuam a tentar acordo com Rússia para libertar norte-americanos

Há vários meses que se fala numa troca de prisioneiros entre Estados Unidos e Rússia. Negociações estão em curso, de acordo com diplomata norte-americana.

EUA continuam a tentar acordo com Rússia para libertar norte-americanos
Notícias ao Minuto

12:05 - 28/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Os Estados Unidos continuam a tentar chegar a um acordo com a Rússia para libertar Brittney Griner e Paul Whelan, norte-americanos presos naquele país.

De acordo com a Reuters, a informação foi avançada por uma diplomata norte-americana à agência de notícias estatal russa RIA, que adiantou que as conversações continuam a decorrer, mas Moscovo ainda não deu uma "resposta séria" a nenhuma das propostas dos Estados Unidos. 

"Os Estados Unidos, como dissemos, colocaram uma proposta significativa na mesa. Acompanhamos essa proposta e propusemos alternativas", disse Elizabeth Rood, embaixadora dos Estados Unidos na Rússia. "Infelizmente, até agora, a Federação Russa não deu uma resposta séria a essas propostas", acrescentou.

Recorde-se que há vários meses que se fala numa possível troca de prisioneiros entre Estados Unidos e Rússia. Washington pede a libertação da basquetebolista Brittney Griner, que foi detida em fevereiro, e que foi condenada a uma sentença de nove anos por tráfico de drogas, e de Paul Whelan, ex-fuzileiro naval, detido em 2018, que cumpre 16 anos de prisão por espionagem.

Em troca, tem-se apontado na libertação de Viktor Bout, um traficante de armas russo que está preso nos Estados Unidos.

Leia Também: Basquetebolista Brittney Griner transferida para colónia penal na Rússia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório