Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Ucrânia: UE promete ajuda no restabelecimento do fornecimento de energia

A presidente da Comissão Europeia, assegurou hoje ao presidente da Ucrânia que a União Europeia (UE) está a trabalhar para ajudar o país a "restabelecer e manter" o fornecimento de eletricidade e aquecimento para a população.

Ucrânia: UE promete ajuda no restabelecimento do fornecimento de energia
Notícias ao Minuto

21:10 - 25/11/22 por Lusa

Mundo Guerra na Ucrânia

"Transmiti ao Presidente Volodymyr Zelensky a plena solidariedade da UE com a Ucrânia, que está a sofrer com os bombardeamentos propositados e bárbaros de Putin contra a infraestrutura civil do país", indicou Ursula von der Leyen, em comunicado, depois de falar com telefone com Zelensky.

A dirigente comunitária condenou "energicamente" estes ataques e afirmou que a Federação Russa "deve prestar contas do que constitui crimes de guerra".

A alemã disse ao presidente ucraniano que o bloco europeu estava a "intensificar" esforços e a trabalhar para "proporcionar a ajuda de emergência que a Ucrânia precisa", para "restabelecer e manter a eletricidade e o aquecimento para a população civil".

Von der Leyen recordou que a Comissão está a preparar a entrega à Ucrânia de novos donativos, avançados pelos Estados-membros ou procedentes diretamente da reserva 'rescEU' comunitária.

Esta nova ajuda é composta por 200 transformadores de tamanho médio e um grande autotransformador vindos da Lituânia, outro autotransformador de tamanho médio de Letónia, e 40 geradores pesados correspondentes à 'rescEU' que estão na Roménia.

"Cada um destes geradores pode proporcionar energia de forma ininterrupta a um hospital de tamanho pequeno ou médio", disse.

Por outro lado, disse que Bruxelas está em contacto com empresas para obter equipamento de alta tensão com os Estados membros para o transporte dos mesmos para a Ucrânia.

Leia Também: Abastecimento de água e luz totalmente restabelecido em Kharkiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório