Meteorologia

  • 07 DEZEMBRO 2022
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 15º

Associações da oposição da Guiné-Conacri boicotam reunião com autoridades

Os principais partidos da Guiné-Conacri boicotaram hoje a abertura de um diálogo com as autoridades dominadas pelos militares sobre as condições para o regresso dos civis ao poder, foi hoje noticiado.

Associações da oposição da Guiné-Conacri boicotam reunião com autoridades

As principais organizações políticas do país, incluindo a Aliança Nacional para a Mudança e Democracia (Anad), o Rally do Povo Guineense (RPG) e a Frente Nacional de Defesa da Constituição (FNDC) boicotaram a reunião marcada para hoje, conforme tinham anunciado, segundo noticiou a agência France-Presse.

Estas organizações tinham condicionado a sua participação a 10 condições, incluindo a libertação de todos aqueles que tinham sido presos em contexto político, a cessação imediata da acusação da junta militar no poder a muitos dos seus líderes, a capacidade de regresso dos seus líderes no exílio, ou o levantamento da proibição de manifestações.

O primeiro-ministro, Bernard Goumou, respondeu em 14 de novembro que estas questões poderiam ser discutidas, mas não poderiam ser "um fator de bloqueio" no diálogo, o que acabou por gorar o encontro marcado para hoje.

O Governo comprometeu-se a entregar o poder aos civis após as eleições estabelecidas no prazo de três anos. A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) apelou a um período de transição mais curto.

Em 22 de setembro, a CEDEAO anunciou a suspensão de toda a assistência e transações financeiras com a Guiné-Conacri e impôs sanções individuais e, dois dias depois, deu às autoridades militares um mês para apresentarem um novo cronograma para o regresso dos civis ao poder sob pena de "sanções mais severas" do que as já impostas.

Leia Também: CEDEAO anuncia que Guiné-Conacri aceita uma transição de dois anos

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório