Impulsionador dos gritos machistas em colégio espanhol foi readmitido

À data dos factos foram anunciadas expulsões, mas sabe-se agora que o principal impulsionador dos cânticos está de volta à instituição. 

Colégio Mayor Elías Ahúja

© DR

Notícias ao Minuto
24/11/2022 10:57 ‧ 24/11/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Colégio Mayor Elías Ahúja

No mês passado, um grupo de alunos do Colégio Mayor Elías Ahúja, anexo à Universidade Complutense, chocou ao ser filmado a proferir insultos sexistas contra as jovens que vivem no Colégio de Santa Mónica, em Madrid. À data, foram anunciadas expulsões, mas sabe-se agora que o principal impulsionador dos cânticos está de volta à instituição. 

Recorde-se que no vídeo ouve-se um jovem a injuriar as raparigas, chamando-lhes vários palavrões e "ninfomaníacas". Posteriormente, um coro de vozes masculinas parece acompanhar o ofensor.

Rapidamente, as persianas das habitações começam a subir e veem-se várias pessoas a dirigirem-se às janelas, chocadas com o que está a acontecer.

À data, e após vários dias de revolta nas redes sociais, a escola publicou um comunicado, no Instagram, não só a pedir desculpas às vítimas, como a explicar que o estabelecimento prevê a expulsão "em casos graves, como este" e que, por isso, pelo menos um aluno já tinha sido castigado.

Agora, e embora se tenha anunciado a sua expulsão, sabe-se que tal não veio a acontecer, como comprova a notícia do La Vanguardia, que dá conta do seu retorno ao colégio.

O exercício de transparência que o colégio anunciou que faria acabou por se reger por códigos internos e não voltou a informar nem a implementação das punições nem tampouco se houve mais do que um aluno sancionado pelo ocorrido - pese embora a direção tenha garantido ter identificado vários alunos. 

Leia Também: Governo vai rever valor da comparticipação a colégios de ensino especial

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas