Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Eurovisão 2023 vai sofrer alterações na votação 'a caminho' de Liverpool

A cerimónia irá decorrer em Liverpool, no Reino Unido, pois a Ucrânia, a vencedora de 2022, não conseguirá organizar o evento devido à guerra.

Eurovisão 2023 vai sofrer alterações na votação 'a caminho' de Liverpool
Notícias ao Minuto

12:17 - 22/11/22 por Notícias ao Minuto

Cultura Eurovisão

O sistema de votação para a Eurovisão vai ser bastante diferente em 2023, anunciaram os organizadores da competição, esta terça-feira. As alterações vão incidir sobretudo na forma como o público e o júri vão votar durante a semifinal e a grande final no próximo ano, em Liverpool, no Reino Unido.

A EBU - European Broadcasting Union confirmou, em comunicado, que apenas os votos dos telespetadores vão ser levados em conta para decidir quem passa à grande final, em vez da mistura dos telespetadores e do júri, como vinha a ser até aqui.

Noutra novidade, deram ainda conta de que, pela primeira vez, também o resto do mundo vai poder fazer parte da escolha do grande vencedor do concurso. Isto significa que mesmo cidadãos de países que não façam parte da competição vão poder votar nos seus concorrentes favoritos através de um formulário online.

Os seus votos vão ser todos juntos e considerados como a votação de um só país - neste caso do 'resto do mundo'. Este novo grupo de votantes vai poder ser tido em conta tanto para as semifinais como para a final.

O júri profissional vai continuar a ser importante mas, no caso, apenas para a grande final.

Ao anunciar a notícia, Martin Osterdahl, Supervisor Executivo da Eurovisão, explicou que '"ao longo dos seus 67 anos de história, o Festival Eurovisão da Canção evoluiu constantemente para permanecer relevante e entusiasmante. Essas mudanças reconhecem a popularidade do concurso, dando mais poder ao público do maior evento de música ao vivo do mundo. ".

O público dos países participantes pode votar por SMS, telefone ou pela aplicação do concurso, como até agora, enquanto os de fora votarão através de uma plataforma online segura usando um cartão de crédito do seu país.

Recorde-se que a banda ucraniana Kalush Orchestra venceu a 66.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, no dia 14 de maio, em Turim, Itália. O tema 'Stefania' arrecadou um total de 631 votos, combinados entre votos do júri e do público.

Apesar de três desistências, 37 países vão participar no maior concurso de música da Europa - Albânia, Alemanha, Austrália, Arménia, Áustria, Azerbaijão, Bélgica, Croácia, Chipre, Dinamarca, Estónia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Islândia, Irlanda, Israel, Itália, Letónia, Lituânia, Malta, Moldova, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa, Reino Unido, Roménia, São Marino, Sérvia, Suécia, Suíça e Ucrânia.

Leia Também: Festival da Canção 2023. Bandua, Churky e Tinoco entre autores escolhidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório