Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Rússia sanciona 100 canadianos, incluindo Jim Carrey e Margaret Atwood

Kremlin responde assim a sanções aplicadas esta segunda-feira pelo governo canadiano.

Rússia sanciona 100 canadianos, incluindo Jim Carrey e Margaret Atwood
Notícias ao Minuto

18:49 - 14/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia

O ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia anunciou esta segunda-feira que vai proibir cem canadianos de entrar no país, em resposta a sanções semelhantes aplicadas pelo Canadá.

Entre a lista de personalidades banidas do território russo estão o ator Jim Carrey (conhecido por papéis em 'Eternal Sunshine of the Spotless Mind', 'A Máscara', entre outros), a escritora Margaret Atwood, uma das mais conceituadas do mundo, e Amy Knight, conceituada historiadora da União Soviética e dos serviços secretos russos.

Em comunicado, citado pela Associated Press, o Kremlin acusa estes indivíduos de estarem ligados a organizações ucranianas e de estarem envolvidos na "formação de um discurso agressivamente anti-russo".

Esta segunda-feira, à margem da cimeira do G20, que está a decorrer na Indonésia, o primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau anunciou que o Canadá iria apoiar com mais 500 milhões de dólares o governo ucraniano. Trudeau também avançou que 23 russos seriam acrescentados à lista de pessoas sancionadas.

Segundo a emissora canadiana CBC, a ministra dos Negócios Estrangeiros canadiana referiu que as sanções aplicavam-se aos responsáveis pela detenção e julgamento do dissidente russo Vladimir Kara-Murza que, há semelhança de muitos outros, foi preso por ir contra a propaganda do Kremlin sobre a guerra.

Leia Também: Canadá diz que China é "uma potência global cada vez mais perturbadora"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório