Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

NATO mostra solidariedade à Turquia após atentado em Istambul

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, mostrou hoje solidariedade da aliança atlântica para com a Turquia, seu membro, depois do atentado de hoje em Istambul, que matou pelo menos seis pessoas e causou mais de 50 feridos.

NATO mostra solidariedade à Turquia após atentado em Istambul
Notícias ao Minuto

18:26 - 13/11/22 por Lusa

Mundo Turquia

"Impactantes imagens desde Istambul. Os meus pensamentos e profundas condolências a todos os afetados e ao povo turco", escreveu hoje Stoltenberg no seu perfil oficial na rede social Twitter.

Um atentado terrorista com bomba causou hoje, pelas 16:20 locais (13:20 em Lisboa) pelo menos seis mortos e mais de 50 feridos na avenida Istikal, no centro de Istambul, a maior cidade da Turquia, confirmou o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

"A NATO solidariza-se com o nosso aliado Turquia", acrescentou o secretário-geral, numa publicação citada pela agência Efe.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, considerou hoje um "ataque vil" a explosão que causou seis mortos e 58 feridos, em Istambul, de acordo com um último relatório das autoridades.

Segundo a agência de notícias estatal Anadolu foram já designados cinco promotores de justiça para investigar a explosão.

O Conselho Supremo de Rádio e Televisão, órgão que vigia os órgãos de comunicação social na Turquia, impôs uma proibição temporária de relatos sobre a explosão -- uma medida que impede as emissoras de exibir vídeos do momento da explosão ou das suas consequências.

O mesmo órgão já tinha imposto proibições semelhantes no passado, após ataques e acidentes.

Em imagens difundidas nas redes sociais, ouve-se o momento da explosão, acompanhado de chamas e desencadeando imediatamente um movimento de pânico.

Uma grande cratera negra também é visível nestas imagens, assim como vários corpos no solo nas proximidades.

Outras imagens mostraram ambulâncias, carros de bombeiros e da polícia no local.

A Turquia foi atingida por uma série de atentados mortais entre 2015 e 2017 cometidos pelo grupo Estado Islâmico e grupos curdos.

Nesse período, a avenida Istiklal foi atingida por um ataque reivindicado pelo grupo Estado Islâmico, que matou quase 500 pessoas e feriu mais de 2.000.

Leia Também: Explosão no centro de Istambul provoca pelo menos "6 mortos e 53 feridos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório