Rússia expulsa funcionário da Embaixada da Moldova em Moscovo

Medida surge como forma de retaliação, após o Ministério dos Negócios Estrangeiros moldavo ter expulsado um representante diplomático russo em Chisinau.

Notícia

© Reuters

Notícias ao Minuto
09/11/2022 20:16 ‧ 09/11/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Moldova

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia expulsou, esta quarta-feira, um funcionário da Embaixada da Moldova em Moscovo, como forma de retaliação. A notícia é avançada pela agência de notícias russa TASS, que acrescenta que o embaixador Lilian Darii foi convocado pelo ministério.

Darii foi nomeado embaixador da Moldova pela presidente Maia Sandu em fevereiro, dias antes da invasão russa da Ucrânia.

Segundo a TASS, o embaixador foi convocado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, onde lhe foi entregue uma nota que declarava um funcionário como “persona non grata”, na sequência da expulsão de um funcionário da Embaixada da Rússia em Chisinau. 

“A 9 de novembro, o embaixador da República da Moldova junto da Federação Russa, Lilian Darii, foi convocado para o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, onde lhe foi entregue a nota do ministério, declarando como ‘persona non grata’ um funcionário da Embaixada da Moldova em Moscovo”, lê-se num comunicado do ministério russo, citado pela TASS. 

“Esta medida foi em resposta à decisão absolutamente infundada da parte da Moldava de declarar um funcionário da Embaixada da Rússia na Moldava como ‘persona non grata’”, acrescenta a nota.

No final de outubro, o Ministério dos Negócios Estrangeiros moldavo declarou um representante da embaixada russa em Chisinau como 'persona non grata' por violar a Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas.

Na altura, a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, já tinha afirmado que a decisão era “mais uma confirmação” do atual rumo da Moldova no sentido do “desmantelamento da cooperação bilateral”.

Leia Também: Moldova declara representante da embaixada russa 'persona non grata'

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas