Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Ucrânia. Kuleba no Camboja para assinar tratado com Sudeste Asiático

O chefe da diplomacia da Ucrânia, Dmytro Kuleba, reuniu-se hoje com o primeiro-ministro do Camboja, Hun Sen, em Phnom Penh, onde vai participar na cimeira da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

Ucrânia. Kuleba no Camboja para assinar tratado com Sudeste Asiático
Notícias ao Minuto

13:33 - 09/11/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

"Concentrámo-nos na cooperação bilateral e na segurança alimentar global", disse Kuleba, segundo a página do Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano na internet.

Kuleba chegou a Phnom Penh na terça-feira à noite para a "primeira visita de sempre do ministro dos Negócios Estrangeiros [MNE] da Ucrânia ao Camboja", segundo o seu porta-voz, Oleg Nikolenko.

O ministro ucraniano vai assinar o Tratado de Cooperação e Amizade entre a Ucrânia e a ASEAN com o seu homólogo cambojano, Prak Sokhonn, no contexto da cimeira do bloco asiático, a realizar entre sexta-feira e domingo.

A ASEAN, fundada em 1967, integra atualmente 10 países: Brunei, Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar (antiga Birmânia), Singapura, Tailândia e Vietname.

Kuleba também se reuniu com o seu homólogo do Brunei, Erywan Yusof, com quem falou sobre a guerra na Ucrânia, que a Rússia iniciou em 24 de fevereiro deste ano.

"Discutimos formas de desenvolver o diálogo político, garantir a segurança alimentar e superar os desafios energéticos da Ucrânia", disse Kuleba, citado pelo seu gabinete.

O porta-voz de Kuleba disse que a Ucrânia vai ser o primeiro país da Europa Central a aderir ao Tratado de Amizade e Cooperação no Sudeste Asiático", segundo a agência russa TASS.

O tratado vai formalizar as relações diplomáticas da Ucrânia com a ASEAN, constituindo um mecanismo prévio para o estatuto de parceiro de diálogo.

O acordo consagra princípios fundamentais como o respeito mútuo pela soberania, integridade territorial e identidade nacional das nações signatárias, segundo a agência espanhola EFE.

Desde que foi criado, em 1976, foi subscrito por 49 países, incluindo Estados Unidos, Rússia e China, bem como pela União Europeia.

O Presidente norte-americano, Joe Biden, vai estar em Phnom Penh no fim de semana, depois de participar na cimeira do clima, no Egito, de acordo com a Casa Branca (Presidência).

Biden participará na cimeira EUA-ASEAN e terá uma reunião bilateral com o líder do Camboja, país que exerce a presidência rotativa do bloco do Sudeste Asiático.

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deverá também discursar na cimeira da ASEAN por videoconferência.

Ao convidar Zelensky, no início deste mês, Hun Sen defendeu uma negociação pacífica para resolver o conflito na Ucrânia.

Disse ainda opor-se ao uso da força para a anexação de territórios contra a integridade e soberania de um país, embora a declaração então divulgada sobre a sua conversa telefónica com Zelensky não mencionasse a Rússia.

O Camboja mantém fortes laços diplomáticos com a Rússia, na sequência de um investimento russo significativo no país asiático, segundo a EFE.

Leia Também: Hungria vai bloquear crédito especial da União Europeia a Kyiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório