Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 20º

Escolas russas vão dar curso de preparação militar a partir de 2023

As escolas russas vão introduzir no programa curricular um curso inicial de preparação militar a partir de setembro do próximo ano, anunciou hoje o ministro da Educação russo, Sergei Kravtsov.

Escolas russas vão dar curso de preparação militar a partir de 2023
Notícias ao Minuto

11:30 - 09/11/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

O curso "terá início a partir do próximo ano letivo. A sua preparação será feita até 01 de janeiro e depois será estudada a sua aprovação", disse o ministro, citado pela agência oficial russa TASS.

A iniciativa partiu do deputado e líder do partido Rússia Justa, Sergei Mironov, que hoje publicou uma mensagem na rede social Telegram a anunciar que "o Ministério da Defesa russo apoiou a inclusão, no programa escolar, de um curso de preparação militar inicial".

Mironov alegou estar convencido de que o ensino deste assunto "permitirá aos cidadãos prepararem-se de forma planeada para um possível confronto com o inimigo".

Segundo acrescentou, não só devem ser ensinadas táticas de ações de combate, mas deve também ser realizado um "trabalho psicológico" com os alunos, sendo que os professores do curso têm de ser "pessoas com experiência em combate, veteranos de ações de combate".

"Com a inclusão deste objetivo [nos currículos escolares], vamos dar um trabalho real a milhares de pessoas que amam sinceramente o país e que conhecem a teoria e a prática de conduzir ações de combate", defendeu Mironov, sublinhando que todos os grupos parlamentares da câmara baixa do parlamento russo (Duma) apoiam a iniciativa.

Também a edição de hoje do jornal russo Izvestia refere que o Ministério da Defesa se declarou favorável à introdução de um curso inicial de preparação militar, adiantando que a formação terá um total de 140 horas e será dada a alunos dos últimos anos do ensino secundário, com idades entre os 17 e os 18 anos.

O treino militar inicial nas escolas era obrigatório na antiga União Soviética entre 1962 e o final da década de 1980.

A Rússia lançou, há quase nove meses, uma ofensiva militar na Ucrânia que tinha como objetivo durar poucos dias ou semanas, mas que tem sido mais dura do que o esperado para os combatentes liderados por Moscovo.

Leia Também: Ucrânia quer tema de deportações de crianças abordado na cimeira do G20

Recomendados para si

;
Campo obrigatório