O presidente da Ucrânia aterrou há momentos em Ancara, na Turquia, onde irá encontrar-se com Recep Tayyip Erdogan, o seu homólogo turco.
Depois disso, é esperado que rume a Istambul para o encontro onde ocorrerão as conversações da paz com a Rússia, algo que não se sabe ainda se acontecerá, dado que Vladimir Putin não estará presente.
À chegada, Zelensky prestou algumas declarações aos jornalistas.
"Vamos ver como decorrem as negociações [com Erdogan]", afirmou, reforçando que só se decidirá sobre "os próximos passos depois do encontro" com o presidente turco.
Confirmou, contudo, que a Ucrânia estará representada por uma delegação do "mais alto nível", composta pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros Andrii Sybiha, representantes do Gabinete Presidencial e chefes de todas as agências de informação.
Zelensky is in Ankara. Putin is not coming. pic.twitter.com/TujO3H5s8w
— Clash Report (@clashreport) May 15, 2025
Segundo o Kyiv Independent, citando fonte próxima do gabinete presidencial, o presidente ucraniano vai decidir quais os próximos passos a dar relativamente às conversações de paz com a Rússia depois de se reunir com Erdogan.
"Precisamos de perceber qual é o nível da delegação russa, qual é o seu mandato e se são capazes de tomar decisões sozinhos", disse Zelensky depois de chegar a Ancara, rematando: "Porque todos sabemos quem toma as decisões na Rússia".
Leia Também: Delegação russa já está na Turquia (mas sem Putin). O que fará Zelensky?