Depois de Belize e Guatemala, depressão tropical Lisa atinge o México

O centro de furacões alertou para o perigo de ocorrência de inundações e deslizamentos de terras por causa das fortes chuvas que são agora esperadas no México.

Notícia

© REUTERS/Jose de Jesus Cortes

Notícias ao Minuto
03/11/2022 23:49 ‧ 03/11/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

México

A depressão tropical Lisa deslocou-se para o sul do México, na quinta-feira, um dia depois de ter evoluído para um furacão perto da Cidade de Belize, na nação centro-americana de Belize, e ter rumado para o interior, sobre o norte da Guatemala.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos informou que esta depressão tinha ventos sustentados de 45 quilómetros por hora, no máximo. O centro da tempestade estava, por sua vez, a cerca de 70 quilómetros a sudoeste de Ciudad del Carmen, na costa do Golfo do México, segundo reporta a Associated Press.

A depressão Lisa estava agora a deslocar-se para oeste, a 19 quilómetros por hora, esperando-se que atravesse para o Golfo do México até sexta-feira.

A Organização Nacional de Gestão de Emergência de Belize tinha já dado conta, por sua vez, de que a tempestade atingiu a costa do país na quarta-feira, entre a localidade de Dangriga e a Cidade de Belize.

Os meios de comunicação locais em Belize relataram algumas inundações, bem como algumas casas que ficaram sem telhados de chapa de metal devido aos ventos da tempestade.

O centro de furacões alertou para o perigo de ocorrência de inundações e deslizamentos de terras por causa das fortes chuvas que são agora esperadas no México. A mesma fonte revelou que a tempestade pode vir a causar entre 10 a 15 centímetros de altura de chuva na porção oriental do estado mexicano de Chiapas, bem como no estado mexicano de Tabasco.

Leia Também: 'Trazer de volta' quem já morreu. México celebra a vida no Dia dos Mortos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas