Inaugurada ponte que liga Camarões e Nigéria, co-financiada pela UE

Camarões e Nigéria inauguraram hoje a ponte sobre o rio Cross que fará a ligação entre os dois países africanos, uma infraestrutura que foi financiada pela União Europeia (UE) e pelo Banco Africano de Desenvolvimento.

Cross River Bridge, Nigéria, Camarões,

© Reprodução/Twitter

Lusa
03/11/2022 18:32 ‧ 03/11/2022 por Lusa

Mundo

Global Gateway

Esta é uma infraestrutura chave no corredor que liga a África Central e Ocidental e um exemplo de investimento europeu no quadro do "Global Gateway", o plano de investimento sustentável da UE para reduzir a influência da China sobre África e outras regiões do mundo.

A ponte, com 402 metros, e as respetivas estradas foram construídas com um financiamento de 25 milhões de euros, em subsídios europeus, e demoraram quatro anos para serem construídas. 

Esta infraestrutura e a travessia da fronteira que cria são uma demonstração tangível do apoio da UE aos parceiros africanos, disse a Comissão Europeia numa declaração, sublinhando que a ponte desenvolverá o potencial agro-pastoral da área e aumentará o rendimento da população.

O objetivo é também melhorar a conectividade entre a Nigéria e os Camarões e melhorar a integração, o comércio e a circulação de bens e pessoas entre a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e a Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC).

Leia Também: Julgamento de 39 opositores nos Camarões adiado para 17 de novembro

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas