Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 20º

Presidente da Argentina visita Lula da Silva um dia depois da vitória

O chefe de Estado da Argentina, Alberto Fernández, visita hoje o Brasil para reunir-se com o Presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que venceu a segunda volta das eleições presidenciais no domingo.

Presidente da Argentina visita Lula da Silva um dia depois da vitória
Notícias ao Minuto

12:53 - 31/10/22 por Lusa

Mundo Brasil/Eleições

Segundo os 'media' brasileiros, a viagem tem um peso político relevante para Fernández e marca uma tentativa de resgatar uma tradição diplomática entre os dois países já que o líder recém-empossado do Brasil ou da Argentina usualmente se encontram.

Segundo o jornal O Globo, Lula da Silva e conversaram ao telefone na noite de domingo e acertaram a vinda do chefe de Estado argentino ao Brasil.

Alguns minutos depois da vitória de Lula da Silva se confirmar na eleição presidencial mais disputada do Brasil desde a redemocratização, com uma diferença de pouco mais de dois milhões de votos, o Presidente Argentino usou as redes sociais para felicitá-lo.

"Parabéns@LulaOfficial! Sua vitória abre um novo tempo para a história da América Latina. Um tempo de esperança e futuro que começa hoje. Aqui você tem um parceiro para trabalhar e sonhar alto com a boa vida de nossos povos", escreveu Fernández na rede social Twitter.

Desde que Fernández foi eleito, as relações do Brasil com a Argentina, países que mantêm uma parceira económica muito importante e integram o Mercado Comum do Sul (Mercosul), estremeceram já que Bolsonaro apoiou publicamente a reeleição de Maurício Macri e fez reiterados ataques ao atual Presidente argentino.  

Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito Presidente do Brasil com 50,90% dos votos e derrotou Jair Bolsonaro (extrema-direita), que obteve 49,10%. Com 77 anos, Lula da Silva vai ser o 39.º Presidente do Brasil, depois de já ter cumprido dois mandatos como chefe de Estado, entre 2003 e 2011. É a primeira vez na história democrática recente do Brasil que um recandidato regressa ao Palácio da Alvorada depois de uma vitória na segunda volta.

Leia Também: China felicita Lula e quer elevar laços bilaterais para novo patamar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório