Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Trabalhadores escapam de bloqueio em fábrica na China que monta iPhones

Trabalhadores de uma das maiores fábricas na China da Foxconn, empresa que monta o iPhone da Apple, abandonaram hoje as instalações para escapar a um bloqueio, depois de colegas de trabalho terem testado positivo para a covid-19.

Trabalhadores escapam de bloqueio em fábrica na China que monta iPhones
Notícias ao Minuto

09:18 - 31/10/22 por Lusa

Mundo Covid-19

Vídeos difundidos nas redes sociais chinesas mostram centenas de funcionários da Foxconn a saltar vedações e a caminhar ao longo da berma de uma estrada, carregados com malas e outros pertences.

As imagens ilustram o crescente descontentamento popular com a estratégia de 'zero casos' de covid-19 da China. A altamente contagiosa variante Ómicron do novo coronavírus obrigou as autoridades chinesas à imposição de medidas de confinamento cada vez mais extremas e frequentes, para salvaguardar a estratégia de 'zero casos', assumida como um triunfo político pelo secretário-geral do Partido Comunista Chinês, Xi Jinping.

Também o Parque Disneyland em Xangai disse hoje que vai fechar temporariamente, por período indefinido, "para cumprir com as medidas de prevenção e controlo da pandemia".

A fábrica da Foxconn em Zhengzhou, província de Henan, pode acomodar até 350.000 trabalhadores e é uma das maiores fábricas na China que monta produtos para a norte-americana Apple Inc., incluindo os mais recentes dispositivos iPhone 14.

Não é claro se os trabalhadores que deixaram a instalação escaparam ou foram autorizados a sair.

A imprensa chinesa informou esta semana que a fábrica implementou um sistema de "circuito fechado", que proíbe os funcionários de abandonarem as instalações da fábrica.

Trabalhadores da Foxconn citados pela imprensa reclamaram da má qualidade dos alimentos e da falta de assistência médica para quem testou positivo. A empresa negou rumores de que 20.000 pessoas na fábrica tenham sido infetadas pela covid-19.

Cidades próximas a Zhengzhou instaram os trabalhadores da Foxconn a informar as autoridades locais se retornarem às suas cidades natais, para permitir a preparação de medidas de isolamento apropriadas.

O governo de Zhengzhou disse que a Foxconn prometeu no domingo garantir a segurança, os direitos legítimos e o rendimento daqueles que ficaram.

Leia Também: Aviação civil da China com prejuízo de 14,6 mil milhões até setembro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório