Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 21º

Declarada emergência em Arkansas face à destruição e mortes

Três condados no norte do Estado de Arkansas decretaram hoje a situação de emergência devido às consequências dos tornados, os quais já provocaram pelo menos 18 mortos no centro e sul dos Estados Unidos da América (EUA).

Declarada emergência em Arkansas face à destruição e mortes
Notícias ao Minuto

20:14 - 28/04/14 por Lusa

Mundo Tornado

As equipas de resgate que estão no terreno ainda procuram por sobreviventes entre os escombros da destruição provocada pela passagem dos tornados no Arkansas, na noite de domingo.

A situação de emergência foi declarada, de acordo com a agência noticiosa Efe, pelo governador daquele Estado norte-americano, Mike Beebe, para os condados de Faulkner, Pulaski e White.

Esta declaração permitirá reforçar a mobilização de pessoal, meios e fundos públicos para as operações de limpeza e remoção dos escombros, além da procura e socorro às vítimas.

Das vítimas mortais já confirmadas, 16 ocorreram a norte de Little Rock, sobretudo entre as cidades de Mayflower e Vilonia, ambas no condado de Faulkner (Arkansas).

As restantes mortes aconteceram nos estados vizinhos de Oklahoma e Iowa, onde os ventos chegaram a ter velocidades superiores a 240 quilómetros por hora, de acordo com as autoridades locais.

Entretanto, os meteorologistas alargaram o aviso de possibilidade de ocorrência de tornados para outras regiões dos estados do Arkansas, Luisiana, Mississípi, Texas, Misúri e Tennessee, podendo as consequências destes serem sentidas também em zonas de Ohio, Ilinóis, Indiana e Kentucky.

Quase 18 mil edifícios - cerca de 10 mil apenas no condado de Faulkner -, entre casas, comércios e empresas, estiveram hoje de manhã sem eletricidade, depois de os tornados que passaram pela zona terem arrancado cabos e postes.

As vias de comunicação também foram afetadas naquele Estado, prosseguindo trabalhos de limpeza de escombros e procura de possíveis vítimas ou sobreviventes.

Há registo de dezenas de casas destruídas e as buscas no terreno fazem-se com recurso a equipas com cães, desconhecendo-se ainda quantas pessoas permanecem desaparecidas.

O Presidente dos EUA, Barack Obama, que se encontra nas Filipinas numa visita à Ásia, enviou entretanto uma mensagem de condolências aos afetados pelos tornados, colocando à disposição do Governo federal do Arkansas a ajuda necessária.

Além dos 18 mortos, informações transmitidas pelos médicos do Centro Médico Regional de Conway dão conta de que cerca de cem pessoas foram assistidas naquele hospital nas últimas horas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório