Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Ativistas climáticos atiram bolo à 'cara' do rei Carlos III em museu

O incidente surge cerca de uma semana após duas ativistas do mesmo movimento terem atirado sopa ao quadro ‘Girassóis’, do pintor neerlandês Vincent Van Gogh.

Notícias ao Minuto

08:33 - 26/10/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Reino Unido

Dois ativistas climáticos do movimento ‘Just Stop Oil’ atiraram um bolo à figura que representa o rei Carlos III no museu de cera Madame Tussauds, em Londres, na manhã de segunda-feira. Segundo um comunicado do movimento, o objetivo é fazer com que o “governo suspenda todas as novas licenças e autorizações de petróleo e gás”.

O ‘Just Stop Oil’ revelou que “dois apoiantes” do movimento Eilidh McFadden, de 20 anos, e Tom Johnson, de 29 - compraram bilhetes para o famoso museu pelas 10h30 de segunda-feira. Já no interior, “pisaram a barreira da corda que separava o rei do público e mancharam o modelo com bolo de chocolate”.

“Estamos aqui porque procuramos proteger as nossas liberdades e direitos, porque procuramos proteger esta terra verde e agradável que é a herança de todos nós”, afirmaram os ativistas, citados no comunicado. “A ciência é clara. A exigência é simples: basta parar o petróleo e o gás. É canja”.

O museu Madame Tussauds confirmou que “os manifestantes” atiraram “o que se acredita ser bolo às figuras da Família Real”, tendo a equipa de segurança “tratado rapidamente do incidente”. “A atração permanece, com o conjunto da nossa Família Real temporariamente fechado”, afirmou.

De acordo com a BBC, que cita fonte da Polícia Metropolitana de Londres, quatro pessoas foram detidas por danos criminais.

O incidente surge cerca de uma semana após duas ativistas do mesmo movimento terem atirado sopa ao quadro ‘Girassóis’, do pintor neerlandês Vincent Van Gogh, que se encontra em exposição na National Gallery, também em Londres. 

Leia Também: Ativistas acusadas de vandalismo após atirarem sopa a quadro de Van Gogh

Recomendados para si

;
Campo obrigatório