Meteorologia

  • 21 FEVEREIRO 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 20º

Moçambique e Ruanda suprimem vistos de forma recíproca

Moçambique e Ruanda suprimiram vistos de entrada para os cidadãos de ambos os países, de forma recíproca, com base num acordo assinado na quinta-feira em Kigali, capital ruandesa, noticiou hoje a agência de notícias moçambicana.

Moçambique e Ruanda suprimem vistos de forma recíproca
Notícias ao Minuto

10:55 - 21/10/22 por Lusa

Mundo Vistos

"Ao eliminar a necessidade de vistos de entrada para os nossos cidadãos, [a medida] contribuirá para aproximar cada vez mais os nossos dois países", referiu a ministra moçambicana do Interior, Arsénia Massingue, citada hoje pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).

Os cidadãos de ambos países podem permanecer, tanto em Moçambique, como no Ruanda, por um período que vai até 90 dias, sem visto.

Segundo Massingue, o acordo surge no cumprimento de um entendimento entre o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, e o seu homólogo ruandês, Paul Kagamé, para que "se facilite a promoção do turismo, cultura, investimentos e desenvolvimento socioeconómico entre os dois países".

A governante pediu uma preparação expedita da ratificação do acordo, para que entre em vigor ainda este ano.

Tropas ruandesas estão desde 2021 a apoiar Moçambique a combater a insurgência armada em Cabo Delgado, norte do país, garantindo segurança em redor dos projetos de gás em construção na região, liderados pela petrolífera francesa TotalEnergies.

Leia Também: Parlamento Europeu aprova posição sobre rejeição de vistos russos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório