Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Dois cidadãos palestinianos mortos pelo Exército de Israel na Cisjordânia

Dois cidadãos palestinianos foram mortos durante uma operação do Exército israelita no norte da Cisjordânia ocupada, disse hoje o Ministério da Saúde da Palestina. 

Dois cidadãos palestinianos mortos pelo Exército de Israel na Cisjordânia
Notícias ao Minuto

08:42 - 14/10/22 por Lusa

Mundo Palestina

"Chegaram dois mártires ao hospital governamental de Jenin", indicou o ministério palestiniano através de um curto comunicado.  

O Exército de Israel recusou, nesta altura, fornecer informações sobre o sucedido referindo que mantém uma operação no campo de refugiados de Jenin. 

De acordo com a agência de notícias oficial palestiniana, Wafa, vários soldados israelitas encontram-se no campo de refugiados desde a madrugada tendo-se registado disparos de armas de fogo. 

O campo de refugiados de Jenin tem sido palco de várias operações militares israelitas, nomeadamente a ação em que foi atingida, supostamente, pelo Exército de Israel a jornalista Shireen Abu Akleh, da estação de televisão Al Jazeera, no passado mês de maio. 

As autoridades de Israel têm reforçado a presença militar no norte da Cisjordânia desde abril, sobretudo em Naplouse e Jenin.

As operações de Israel e os confrontos com a população palestiniana fizeram mais de uma centena de mortos desde o princípio do ano mas as Nações Unidas receiam que o balanço de vítimas palestinianas pode ser mais elevado.

Na quarta-feira, um jovem palestiniano de 18 anos foi atingido mortalmente pelo Exército de Israel em confrontos ocorridos no campo de refugiados de Al-Aroub, perto de Hebron (sul), onde jovens protestam frequentemente contra as operações militares israelitas.

Dois soldados israelitas morreram nos últimos confrontos, o que intensificou as missões na Cisjordânia, território ocupado por Israel desde 1967, e em Jerusalém Oriental. 

O primeiro-ministro de Israel, Yair Lapid, disse na quinta-feira que as "forças de segurança vão manter-se mobilizadas até que os 'terroristas' sejam presos".

Leia Também: Fações palestinas Fatah e Hamas assinam acordo de reconciliação em Argel

Recomendados para si

;
Campo obrigatório