Anna Sorokin, a cidadã russa-alemã que defraudou membros da alta sociedade nova-iorquina e instituições financeiras em centenas de milhares de dólares e inspirou a série ‘Inventing Anna’, foi libertada do centro de detenção de imigração do ICE [Immigration and Customs Enforcement dos Estados Unidos da América].
“Anna Sorokin foi libertada da custódia do ICE esta noite [sexta-feira]”, disse fonte da instituição à agência de notícias AFP.
A libertação condicional de Anna foi ordenada por um juiz de imigração na terça-feira, após o pagamento de uma fiança, que, segundo a imprensa internacional, foi de 10 mil euros. A “falsa herdeira alemã” ficou sujeita a algumas medidas de coação, entre as quais controlo através de pulseira eletrónica, e poderá ser deportada dos Estados Unidos da América.
Anna, atualmente com 31 anos, foi condenada a penas entre quatro e 12 anos de prisão, mas foi libertada, em fevereiro de 2021, por bom comportamento. Um mês depois de libertada foi novamente detida por ter ultrapassado a duração do visto.
A cidadã russa-alemã, filha de um camionista oriundo dos subúrbios de Moscovo, conseguiu em 2016 e 2017 enganar as elites de Nova Iorque, fazendo-se passar por uma herdeira alemã chamada 'Anna Delvey' com uma fortuna de milhões. Segundo o departamento de justiça de Nova Iorque, terá roubado cerca de 260 mil euros.
Leia Também: 'Inventing Anna'. Ex-amiga de Anna Delvey processa Netflix