Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Espanha disponibiliza à ONU "qualquer recurso" para o Saara Ocidental

O ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, José Manuel Albares, transmitiu ao enviado pessoal do secretário-geral da ONU para o Saara Ocidental, Staffan de Mistura, que a Espanha porá à sua disposição "qualquer recurso" para facilitar o seu trabalho.

Espanha disponibiliza à ONU "qualquer recurso" para o Saara Ocidental
Notícias ao Minuto

22:00 - 04/10/22 por Lusa

Mundo Espanha

O governante também reiterou o seu apoio a uma solução política mutuamente aceitável no quadro da Carta das Nações Unidas.

Em comunicado, o ministério informou que esta foi a quarta reunião entre Albares e Staffan de Mistura desde a sua nomeação, em outubro de 2021.

O ministro comunicou ao enviado das Nações Unidas para o Saara Ocidental "a importância do trabalho que está a realizar" e disse que Espanha "continuará a colocar à sua disposição qualquer recurso que esteja ao seu alcance para o facilitar".

"Nesta reunião, Albares transmitiu o apoio expresso pelo líder do Governo, Pedro Sánchez, na Assembleia Geral das Nações Unidas, em 22 de setembro, em Nova Iorque", acrescenta a nota hoje divulgada.

Na sua participação na Assembleia Geral da ONU, em setembro, Sánchez defendeu uma "solução política mutuamente aceitável para o Saara Ocidental no quadro da Carta das Nações Unidas e das resoluções do Conselho de Segurança".

No discurso, Sánchez aludiu à mudança de posição de Espanha sobre o conflito, em março, quando Espanha disse pela primeira vez que o plano de autonomia marroquino era "a base mais séria, credível e realista" para a resolução da disputa.

Leia Também: Argélia pede à ONU "fim da ocupação" marroquina no Saara Ocidental

Recomendados para si

;
Campo obrigatório