Procurar

Ameaça de bomba em voo da SATA obriga a aterragem de emergência em Lisboa

Um avião da companhia aérea SATA foi obrigado a fazer uma aterragem de emergência no aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa, após uma ameaça de bomba. Os passageiros foram retirados da aeronave.

Ameaça de bomba em voo da SATA obriga a aterragem de emergência em Lisboa

© Global Imagens

Notícias ao Minuto com Lusa
26/07/2025 14:01 ‧ há 2 meses por Notícias ao Minuto com Lusa

País

Lisboa

Uma ameaça de bomba obrigou, este sábado, a uma aterragem de emergência de um avião da companhia aérea SATA, no aeroporto de Figo Maduro, em Lisboa. A aeronave  efetuava a ligação Ponta Delgada (Açores) para Bilbau (Espanha).

 

"O comandante acionou o protocolo de segurança e divergiu o voo para o aeroporto de Lisboa, tendo este aterrado em segurança, cerca das 12h00 (locais)", indicou a SATA Azores Airlines, num comunicado divulgado pelas 14h40.

Em causa está "uma ameaça de bomba a bordo do voo S4 504, que efetuava a ligação entre Ponta Delgada e Bilbau", acrescentou.

Como previsto no protocolo de segurança, "a aeronave foi encaminhada para uma zona isolada e segura" no aeroporto de Lisboa, por forma a poder ser realizado o desembarque de passageiros e tripulantes de forma tranquila e segura.

"De momento decorrem entrevistas aos passageiros e tripulação por parte das autoridades por forma a apurar os responsáveis por tal ocorrência", adiantou a empresa.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) disse à Lusa, pelas 15h00, que "as diligências ainda estão a ser formalizadas", sem adiantar se se tratou de uma falsa ameaça de bomba, nem se os trabalhos no local ainda decorrem.

O Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa disse à Lusa ter recebido um alerta pelas 12h32 e mobilizou meios para o local.

No mesmo comunicado, a SATA Azores Airlines indicou que o impacto na operação no dia de hoje está circunscrito ao voo de e para Bilbau, mantendo-se a restante operação como previsto.

A empresa reforçou ainda que a segurança dos passageiros "é a prioridade absoluta", lamentando os constrangimentos que esta situação possa ter causado, "mas à qual é completamente alheia".

Recorde-se que, segundo avançou a CNN Portugal, para o local foram chamadas várias corporações de bombeiros, que receberam o alerta por volta das 12h50. O avião aterrou pelas 13h15. O incidente começou por ser classificado como alerta vermelho, mas já foi reduzido para laranja.

Segundo revelou a SIC Notícias, as autoridades descartaram a presença de explosivos no seu interior.

O Notícias ao Minuto entrou em contacto com o Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública (PSP) que não adiantou informações, uma vez que estavam ainda a averiguar o sucedido.

[Notícia atualizada às 15h20]

Leia Também: EUA: Avião fez "manobra agressiva" para não colidir com outro. Há feridos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10